Também conhecida como a “molécula da felicidade”, a serotonina é uma substância química que nos faz sentir bem, confiantes e positivos. Contudo, tal como acontece com a dopamina, quando os níveis de serotonina estão em baixo, tal pode deixar-nos tristes ou, por vezes, até mesmo deprimidos.
O aminoácido triptofano e o 5-hidroxitriptofano são precursores da serotonina (Figura 1), além de exercerem outras funções relevantes no organismo. Estes compostos são escassos na dieta e, em altos níveis, podem influenciar a síntese de serotonina cerebral.
Por ser um aminoácido essencial, nosso corpo não é capaz de produzir o triptofano e é preciso ingeri-lo por meio da alimentação. O triptofano é um aminoácido que, ao ser ingerido, pode seguir 2 vias: permanecer na corrente sanguínea ou ser levado para o sistema nervoso central (SNC), onde será convertido em serotonina.
Isso porque o excesso da fruta desacelera o trato gastrointestinal (o que pode ser sentido com prisão de ventre). Em casos extremos, você pode até mesmo correr o risco de toxicidade de potássio (embora este seja mais possível de acontecer em crianças). A recomendação é não comer mais do que duas bananas por semana.
Confira onze benefícios das bananas para a saúde