Em biologia marinha e limnologia, chama-se macrofauna ou macrobentos ao conjunto dos animais que vivem no substrato dos ecossistemas aquáticos e que possuem tamanho maior ou igual a 0,5 mm, geralmente são visíveis a olho nu. ... O termo também é utilizado para animais que vivem no solo terrestre.
Dentre os benefícios que a fauna do solo traz podemos citar a incorpo- ração de matéria orgânica, aumento do número de raízes, o que para algumas culturas se torna essencial para o seu desenvolvimento, além dis- so, tem também papel fundamental no controle de organismos indesejáveis e no estimulodo de- senvolvimento ...
Resposta. Espécie pode ser definida como um conjunto de indivíduos muito semelhantes, capazes de cruzar entre si e gerar filhos férteis, isto é, que também sejam capazes de se reproduzir.
São consideradas espécies endêmicas aqueles animais e vegetais que são encontrados em determinada região geográfica e não conseguem se desenvolver fora daquele ambiente.
Olá, Espécies endémicas são espécies que existem apenas numa dada região não existe em outro sitio nenhum.. por isso devemos conservar os locais onde essas espécies vivem para que não ocorra a sua extensão.
Resposta. A) dependendo de seu habitat, algumas epecies são acostumadas a viver em um certo habitar, como temperatura, latitude entre outras coisas mas o desmatamento faz com que essas especies mudem de habitat.
Resposta: A destruição de grandes áreas florestais e a caça indiscriminada, torna a espécie ameaçada de extinção no nosso país, uma vez que a espécie precisa de grandes áreas preservadas para sobreviver e só entrelaça o ninho nas árvores mais ascendentes.
O endemismo se dá devido a barreiras físicas, climáticas e/ou biológicas que influenciam na ocorrência e na distribuição de uma espécie. Exemplos de espécies endêmicas: Os coalas e cangurus que se encontram somente na Austrália; Plantas da Mata Atlântica.
As extinções de fundo ocorrem em decorrência da interação normal entre as espécies e destas com o meio. Como exemplo, podemos citar uma espécie que ocupa o mesmo nicho ecológico que outra. Por estarem necessitando de um mesmo recurso, a competição entre elas poderá levar uma das espécies à extinção. Não pare agora...
Neste processo, características individuais de cada espécie como, por exemplo, sua biologia reprodutiva e outras, como habilidades de dispersão e de competição, também poderiam interagir sinergicamente com variáveis abióticas, de modo a resultar em espécies raras ou comuns.
Por exemplo, plantas com baixa fecundidade, como cocos e castanhas, produzem um pequeno número de sementes ricas em energia, cada uma das quais com grande chance de germinar em um novo organismo.
O ar quente retém mais umidade que o ar frio, aumentando a capacidade de retenção de água em torno dos trópicos. ... Estas características propiciam a sobrevivência de muitas espécies por conta principalmente da grande quantidade de organismos produtores primários ocorrentes nos trópicos.
As florestas tropicais têm uma maior riqueza de plantas e animais pelas seguintes razões: Clima: devido que as florestas tropicais estão localizadas nas regiões tropicais, elas recebem muita luz do sol. ... Portanto, desde que haja bastante alimento há muitas espécies de plantas e animais vivendo.