Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.
O gênero narrativo teve sua origem, como já dito, nas epopeias gregas, que eram poemas que contavam grandes feitos de heróis associados ao povo grego.
A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
Narrativas visuais são imagens que nos dão idéias de histórias geralmente com temas do cotidiano. ... Ou em quadros que os artistas, só na imagem de suas pinturas nos provocam uma idéia de continuidade, utilizando-se de expressões faciais e idéias de movimentos que faz nos corpos ou objetos.
O gênero lírico se refere ao tipo de texto literário onde predomina a expressão de sentimentos e emoções subjetivas do sujeito lírico - o eu lírico. São maioritariamente escritos em verso, sendo textos breves por não apresentarem enredo, mas sim a exteriorização do mundo interior do eu lírico.
Elementos de um texto dramático
Gênero lírico: inclui os textos poéticos de caráter sentimental revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos. ... Gênero narrativo (anteriormente chamado de épico): narra uma história com personagens, situados em um tempo e um espaço, por exemplo, um romance.
O gênero épico é um texto literário que apresenta aventuras heroicas e eloquentes baseadas na história cultural dos povos. O narrador épico pode construir a narrativa tanto em versos quanto em prosa. E quando o texto épico é escrito em versos chama-se versos épicos e quando escrito em prosa chama-se de narrativa épica.