O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que dela deriva e considerando a sua como a única correta.
Etnocentrismo julga uma outra cultura unicamente pelos valores e padrões de sua própria cultura. ... Ou seja, nenhum grupo étnico tem o direito de dizer que o seu sistema particular de crenças e valores, sua visão de mundo, é de alguma forma superior ao sistema de qualquer outra pessoa de crenças e valores.
O etnocentrismo é um fenômeno sutil, que se manifesta através de omissões, seleção de acontecimentos importantes, enunciado de um sistema de valores particular, etc. ... A reação imediata do Ocidente foi o etnocentrismo. Em seu avanço, a cultura européia não só é etnocêntrica, como também etnocidária.
Com base no enunciado acima, podemos afirmar que: O conceito de Etnocentrismo é simples, e pode ser aplicado nos dias de hoje, por exemplo: Quando julgamos um comportamento, hábito, costume, valores utilizando o nosso como padrão, estamos agindo de forma etnocêntrica. Sendo essa atitude até hoje comum ao ser humano.
sim. etnocentrismo é um ato de preconceito, de não aceitar a cultura dos outros, isso acontece até hoje, por exemplo pessoas LGBT sofrem de etnocentrismo pois não são aceitas em qualquer tipo de lugar.
O relativismo cultural é um conceito e perspectiva antropológica que se opõe à categorização de culturas como “superior” ou “inferior”. Nesse sentido, ele define que cada grupo social possui uma cultura específica que só pode ser analisada a partir de seus próprios códigos.
O etnocentrismo pode ser definido como sendo a visão de mundo demonstrada por indivíduos que consideram seu grupo étnico ou sua cultura como melhor e o centro de tudo. ... e) Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e os valores de sua própria cultura como sendo melhores que das outras culturas.
Como surgiu o etnocentrismo? A ideia do etnocentrismo surge a partir do século XVI, em função do encontro entre os europeus e as sociedades das Américas, da África e da Ásia.
O relativismo cultural traz a reflexão na qual a humanidade não deve, necessariamente, atingir o mesmo patamar tecnológico de outro povo para ser "melhor" ou "pior". Igualmente, se afasta da noção positivista que uma sociedade está em permanente mudança e nega o progresso moral.
O que é Relativismo cultural: Relativizar é deixar o julgamento de lado, assim como se afastar da sua própria cultura a fim de entender melhor o outro. ... O conceito de relativismo cultural passa também pela compreensão da ideia de alteridade, que é o pressuposto da existência do outro e da diferença em sociedade.
Assim podemos concluir que o Relativismo é um termo filosófico que se baseia na relatividade do conhecimento e repudia qualquer verdade ou valor absoluto. Todo ponto de vista é válido e necessário. ... Ou seja, se o relativismo é verdadeiro, então ele é falso (desde que alguém o considere falso).