Os parassimpatomiméticos (PSNS) ou colinérgicos compõem uma classe de fármacos com propriedades que estimulam ou imitam o sistema nervoso parassimpático. Estes produtos químicos são também chamados drogas colinérgicas porque a acetilcolina (ACh) é o neurotransmissor utilizado para ativar o sistema parassimpático.
Neurônio colinérgico: é quando ele produz ACh. Fármacos colinérgicos: são aqueles que vão atuar sob os receptores colinérgicos (muscarínicos e nicotínicos). Receptor adrenérgico: é um receptor alvo das catecolaminas (epinefrina e norepinefrina). ... Neurônio adrenérgico: é quando ele produz NE.
Com a aplicação ocular, produz contração do músculo ciliar, provocando a miose, e, também tem a ação de abrir a malha trabécula em volta do canal de Schlemm, sendo utilizada em oftalmologia para terapêutica do glaucoma, principalmente em situação de emergência, devido a capacidade de reduzir a pressão intra-ocular.
O excesso de agonista colinérgico pode causar um aumento da fraqueza muscular recorrente alguns dias após a exposição, além disso, a síndrome clínica completa pode causar efeitos como: Asma brônquica; Gastroenterite; E até mesmo a crise miastênica.