A dispensa coletiva se caracteriza quando há a despedida de empregados de uma mesma empresa, de uma única vez ou em curto lapso temporal, tendo como motivo justificador uma única causa, seja ela de natureza econômica, tecnológica ou estrutural da empresa.
Portanto, a melhor solução é fazer a demissão em massa em um único dia. Seu próximo passo é reunir os demais funcionários e deixar bem claro que se tratou de uma ação pontual e necessária, outros cortes não estão no planejamento.
A dispensa em massa ocorre em um mesmo momento, com base em uma única causa ou decisão, e não possui vinculação com as condições pessoais dos trabalhadores dispensados coletivamente.
Como agir em uma demissão em massa?
A demissão voluntária garante benefícios para os funcionários e o empregador, sendo possível demitir um número alto de funcionários sem se indispor com os mesmos, nem com clientes ou mídia.
Tais recursos são isentos do pagamento de Imposto de Renda para a Receita Federal. Como pacote de verbas indenizatórias para o PDV e o PAI, a empresa geralmente usa como critério de cálculo: 1 salário nominal por ano de trabalho; ... Consultoria para transição de trabalho ou abertura de novo negócio para os empregados.
Empregado que adere a Plano de Demissão Voluntária não tem direito a seguro-desemprego. Os empregados que aderem a programa de demissão voluntária proposto pelo empregador não têm direito a seguro-desemprego, uma vez que a dispensa não é caracterizada como demissão involuntária....
O trabalhador que pedir demissão do emprego poderá sacar até R$ 1.