A psicologia é a ciência que estuda os comportamentos e os processos cognitivos como percepção, atenção, memória, motivação, entre outros. ... A psicologia é a ciência que estuda os comportamentos e os processos cognitivos como percepção, atenção, memória, motivação, entre outros.
Resposta. Porque delimitou seu campo de estudo, diferenciando o de outras areas de conhecimento. Formulou teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área. Formulou métodos de estudo desse objeto.
A Psicologia é uma ciência humana, estuda o homem, e portanto jamais terá um único paradigma, confiável. Outro motivo que contribui para dificultar uma clara definição do objeto da Psicologia é o fato de o cientista, o pesquisar ser confundido com o objeto a ser pesquisado, afinal, ele também é um ser humano.
A história da psicologia como um estudo acadêmico da mente e do comportamento remonta aos gregos antigos. ... A psicologia como um campo autoconsciente de estudo experimental começou em 1879, em Leipzig, Alemanha, quando Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório dedicado exclusivamente à pesquisa psicológica na Alemanha.
1879
O primeiro Laboratório de Psicologia Experimental foi fundado por Wundt, em Leipzig, na Alemanha, em 1879, e veio a marcar na história o estabelecimento da Psicologia como Ciência.
Wilhelm Wundt
Wilhelm Wundt
Mas então, por que Wundt é o pai da psicologia moderna? Ele ganha esse título pois foi o criador da teoria e dos métodos. A importância atribuída a Wundt não está somente na construção de um laboratório, mas sim no fato de ele ter se transformado no primeiro centro internacional de formação de psicólogos do mundo.
Resposta. Porque foi ele quem publicou ou escreveu o livro mais importante na história da psicologia moderna, o livro "Esboços de Psicologia Fisiológica" e também em 1879 na Universidade de Leipzig estabeleceu o primeiro laboratório psicológico do mundo.
A Psicologia foi classificada como "ciência" pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832 — 1920) , antes a psicologia era considerada parte de Filosofia. ... Ele classificou a Psicologia como ciência e foi o primeiro à criar um laboratório experimental de psicologia.
Críticas a psicologia de Wundt: Uma forte crítica que ele sofreu ao longo de sua vida (o que não o torna menos importante), é que o seu modelo metodológico não conseguia estudar comportamentos e processos mentais de animais, pessoas com distúrbios ou perturbações mentais.
A partir de 1858 Wundt publicou fragmentariamente vários estudos sobre psicofísica, sensação e percepção organizados em livros: Contribuições para a teoria da percepção sensorial / Outlines of Psychologypublicado em 1862, ainda não considerado psicologia.
Wundt defende que o objeto de estudo da psicologia é a experiência consciente imediata, composta de elementos mentais básicos que podem ser divididos em sensações e sentimentos.
O objeto da psicologia experimental é o comportamento observável, a fim de testar modelos e teorias matemáticas sobre diversos aspectos do mesmo: prestar atenção, perceber, recordar, aprender, decidir, reagir emocionalmente e interagir.
A introspecção é o ato em que a pessoa analisa seus estados mentais, tomando consciência deles.
Que a sensação e a percepção se davam através das suas experiências (empirismo), visto que a sua psicologia era cognitiva e introspectiva. Acreditava que a auto inspeção profunda seria capaz de identificar as experiências primitivas, das quais o pensamento era constituído.
Os elementos simples que constituem a consciência eram as sensações e os sentimentos. ... A emoção é, assim, constituída por um conjunto complexo de sentimentos. Segundo Wundt, partindo de elementos simples como as sensações, a consciência, no seu processo criativo de organização, produzia ideias.