A tocólise é o recurso disponível para tentar adiar o parto, onde se torna possível a realização de corticoterapia, prevenindo complicações comuns da prematuridade.
As metrossístoles, a força de contração do diafragma e a parede abdominal se associam ao se contrair gerando a compressão do útero de cima para baixo e de frente para trás. O intervalo das contrações uterinas diminui cada vez mais e sua intensidade aumenta, até que ocorram 5 contrações a cada 10 minutos.
Síndrome de hiperestimulação uterina Mais de cinco contrações uterinas em dez minutos, detectadas por duas vezes consecutivas (20 minutos), são definidas como taquissistolia uterina. Por outro lado, o aumento do tônus uterino, contração com duração maior que dois minutos, é denominado hipertonia ou hipersistolia.
Contratilidade Uterina. A contratilidade uterina é o fenômeno mais importante do trabalho de parto, indispensável para fazer dilatar o colo uterino e expulsar o concepto.
Causas da irritabilidade uterina Infecções urinárias. Infecções vaginais. Estresse ou ansiedade da gestante. Gravidez múltipla.
Você pode usar diversas maneiras de ajudar na dilatação e ainda mais no colo do útero apagado. Exercícios de agachamento e também banhos mornos e caminhada, colaboram e muito para apagar o colo do útero e na dilatação. Exercícios como pilates, por exemplo, também ajudam bastante para facilitar a dilatação.
...e a dilatação As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.
Beber água de hora em hora e também fazer xixi ajudam a acelerar o trabalho de parto. Pois é, parece estranho, mas o processo que o corpo faz para processar a água e o xixi, ajuda no TP. Para facilitar a dilatação, o ideal é a mulher ficar relaxada e para isso dizer palavras com som de “A” ajuda muito!
Coma abacaxi. A fruta contém bromelina, uma enzima que ajuda a distender e “amadurecer” o colo uterino. Tome banhos quentes, que relaxam, descontraem e ajudam na circulação sanguínea. Faça acupuntura ou reflexologia.
Caminhe. A caminhada pode ajudar a bolsa a romper e dar início ao trabalho de parto. Faça uma caminhada de no máximo trinta minutos em um percurso fácil para estimular o bebê a se mexer, pois o movimento pode ser um incentivo.
Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos. Quando couberem cerca de 3 dedos, as mães podem pensar em ir para o hospital a dilatação deve estar em cerca de 5 centímetros. E quando couber apenas 1 dedo terá dilatação total.
Se o colo do útero estiver fechado e ocorrer sangramento, pode significar que alguns dos vasos sanguíneos do colo do útero sofreram rompimento devido ao seu crescimento, já que ele incha bastante no inicio da gravidez. Além disso, também pode acontecer devido à implantação do embrião no útero.
A entrada do colo do útero tem aspecto de covinhas, que quando fechado, fica mais estreita com uma espécie de pregas ao redor. Quando aberta, ela fica maior e mais lisa. No período fértil, o colo do útero fica aberto cerca de 3 a 7 dias. Tudo isso devido ao aumento de LH presente no organismo nessa época do ciclo.
Há alguns sinais de que o bebê encaixou. Segundo Marcos Antonio, nesta fase as mães sentem mais dores na região pélvica, aumento da frequência com que faz xixi e mais dificuldade para caminhar. No entanto, já que são sensações comuns do final da gravidez, é só na consulta pré-natal que um obstetra consegue confirmar.
Contrações uterinas: o bebê vai nascer! No começo, você vai perceber que elas são espaçadas e não causam dor. Com o passar dos dias, ficam mais constantes e se parecem com cólicas menstruais. Depois, tornam-se cada vez mais intensas, e saem das costas em direção à barriga e aos quadris. É a hora de começar a contar.
Se você se atreve a tentar, a seguir listamos algumas “receitas” para conseguir esse estímulo que procura.