O modelo atômico de Thomson foi proposto no ano de 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson ou, simplesmente, J.J. ... Thomson, a partir de seu modelo, confirmou e provou a existência de elétrons (partículas com carga elétrica negativa) no átomo, ou seja, o átomo possui partículas subatômicas.
As propriedades dos raios catódicos que estão representados na imagem são: a presença de carga elétrica negativa e a atração sofrida pelo polo positivo de um campo eletromagnético. De acordo com Thomson, os raios catódicos emitem irradiações que se desviam no sentido externo positivo.
Atualmente, sabemos que alguns dos elementos representados por Dalton são, na realidade, compostos químicos, porque as técnicas da época ainda não permitiam a sua decomposição nos elementos que os constituíam. Por exemplo, o que Dalton achava ser o elemento alumínio (A?) era, na realidade, o composto alumina (A? O3).
Resposta: foram criados vários modelos, pois a ciência está constantemente fazendo novas descobertas, e isto não sugere que os cientistas são indecisos , apenas demostra que estão constantemente em desenvolvimento e com Nova ideias.
Podemos perceber que os conhecimentos científicos são ligados ao grande desenvolvimento tecnológico da sociedade atual. Assim, podemos dizer que o desenvolvimento dos modelos atômicos foi um dos responsáveis pelo avanço no ramo médico, que vai desde medicamentos até os modernos aparelhos de ressonância magnética.
Venha conhecer os 4 modelos atômicos para mandar bem na sua prova!
Dalton - átomo de esfera maciça, indivisível e indestrutível. Thomson - átomo de esfera maciça, indivisível e indestrutível, com carga negativa incrustada. Rutherford - átomo divisível, com duas regiões: núcleo e eletrosfera. Bohr - Os elétrons giram em torno do núcleo em determinadas órbitas, energia quantizada.
No de Rutherford , os átomos eram compostos de um núcleo, com prótons, e eletróns girando ao redor(do núcleo) aleatoriamente. E no de Bohr, o núcleo tinha prótons e nêutrons, e os eletros giravam ao redor do núcleo em orbitas.
Thomson sugeria que os elétrons situavam-se numa parte do átomo que apresentava carga positiva. A diferença é que THOMSON estudou as cargas positivas ( prótons) e negativas ( elétrons) do átomo e RUTHERFORD as camadas do átomo.
Dalton considerou os átomos como partículas pequenas, indivisíveis e indestrutíveis. Seu modelo ficou conhecido como “Bola de Bilhar”. A ideia de elemento químico também foi sugerida neste momento, onde cada um seria constituído por um tipo de átomos iguais entre si, que, ao se combinar formariam outros compostos.
Dalton: átomo indivisível, sem presença de cargas. Modelo "bola de bilhar". Thomson: átomo com presença de cargas postivias e negativas, onde o átomo é positivo e dentro dele encontramos vários elétrons de carga negativa. ... Rutherford: Os elétrons são dispostos ao redor de um núcleo, em camadas eletrônicas.
Modelos Atômicos
Thomson usou um campo elétrico perpendicular a um campo magnético, para desviar o feixe de elétrons num tubo de raios catódicos, conforme esquematizado na figura 8.
Baseado no seu experimento de bombardeamento de uma lâmina de ouro por um feixe de partículas alfa, Rutherford elaborou seu modelo atômico. As cores vistas nos fogos de artifício devem-se à queima de diferentes elementos químicos.