É uma migração temporária, onde o migrante sai de um determinado local, em determinado período do ano, e posteriormente volta, em outro período do ano. É conhecida também de transumância. É o que acontece, por exemplo, com os sertanejos do Nordeste brasileiro.
Resposta. Resposta: quando se fala sobre os fenômenos migratórios no Brasil, e comum a citação da transumância e lembra-se logo: wiltonmarquesdeandra está aguardando sua ajuda.
Migração sazonal ou transumância: é quando a migração dura um determinado período do ano ou alguns meses. É uma migração temporária.
Ocorre comumente nas regiões metropolitanas. Transumância: nesse tipo de migração, um grupo de pessoas muda de cidade, estado ou país por um determinado período, geralmente alguns meses, e continua tendo como referência de moradia o local de origem.
a) O aspecto demográfico que é retratado na manchete é a baixa natalidade do país.
A que movimento migratório refere-se o fragmento acima? A migração pendular, ou movimento pendular, é um movimento populacional regular em que as pessoas viajam da cidade em que residem para outra cidade onde trabalham ou estudam em tempo integral.
A migração pendular, ou diária, é o deslocamento diário de pessoas que saem das cidades onde moram e dirigem-se à outra cidade, estado ou país para trabalhar ou estudar. Na realidade, a migração pendular não é um processo migratório em si, já que as pessoas não mudam seu local de moradia.
Baseando-se na legenda da imagem é possível responder que o tipo de migração apresentada é a migração pendular.
A migração sempre irá inclui os movimentos de imigração e emigração. A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”. A emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem.
A migração pendular é um fenômeno urbano que não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea, diária. A migração pendular, ou diária, corresponde a um fenômeno urbano, visto especialmente nas grandes cidades.
Quais são as causas da migração pendular? As migrações pendulares estão essencialmente vinculadas ao mercado de trabalho e educacional e são fruto da segregação urbana e da concentração das atividades produtivas em determinados espaços, como as grandes e médias cidades e a cidade central das regiões metropolitanas.
A migração pendular ocorre nos deslocamentos diários entre a residência e o trabalho das pessoas, com as pessoas se deslocando da sua cidade de origem e retornando no mesmo dia a ela. ... A migração pendular recebe este nome por conta dos movimentos de vai e vem de um pêndulo.
* a) Migração pendular é aquela que a pessoa sai para trabalhar ou estudar em uma outra cidade e só retorna quando termina o trabalho ou estudo.