O apoio da FAPESP se dá por meio de bolsas e auxílios, concedidos a pesquisadores e alunos de cursos de graduação e pós-graduação do Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de projetos de pesquisas dentro de qualquer área do conhecimento.
Para retornar a uma proposta em elaboração no SAGe, utilize o menu Propostas > Minhas Propostas. Após concluir o preenchimento de sua proposta, clique em “Salvar” e em “Submeter”.
Já para as propostas submetidas através do Sistema de Apoio a Gestão - SAGe (www.fapesp.br/sage), a solicitação de reconsideração deve ser feita acessando o sistema no menu Minhas Propostas. O usuário deverá selecionar a proposta denegada e clicar na opção “Reconsideração”.
a) O uso da Reserva Técnica de Bolsa será um item de avaliação em cada Relatório Científico. b) A responsabilidade pela adequada utilização é conjunta do Outorgado e do Orientador ou Supervisor, devendo ser respeitadas as normas da FAPESP quanto aos itens não financiáveis, para cada despesa realizada.
A solicitação de renovação deve ser elaborada logo depois, para isso o bolsista deverá acessar o processo SAGe> Mais Ações > Elaborar/Submeter Solicitação de Mudança > incluir > Tipo: Renovação de Bolsa > Preencher > Justificar> Salvar > Concluir > O orientador deverá submeter o Relatório Científico e a Solicitação de ...
O projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando no máximo 20 páginas digitadas em espaço duplo. Para propostas encaminhadas através do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe), deve anexar documento tipo DOC ou PDF de até 5Mb. Deve compreender: Resumo (máximo 20 linhas);
A solicitação de Bolsa de Mestrado (MS) pode ser apresentada antes da conclusão do curso precedente (graduação), respeitando-se os prazos definidos pela FAPESP, mas a apresentação do comprovante correspondente à sua conclusão e à matrícula no programa de Mestrado é imprescindível por ocasião do aceite de concessão da ...
Um dos caminhos para conseguir fomento na pesquisa de iniciação científica é submeter o projeto para avaliação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).
A iniciação científica é um programa de formação e qualificação que apresenta os estudantes de graduação à pesquisa científica. ... Os programas de iniciação científica devem ser ofertados pelas universidades com ou sem veiculação de bolsa oferecidas pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa.
Tabela de Valores de Bolsas no País