Biota do solo é o conjunto de seres vivos (macro e micro-organismos) que habitam o solo de forma permanente, temporária ou acidental.
Por meio de suas ações mecânicas no solo, a macrofauna contribui na formação de agregados estáveis, que podem proteger parte da matéria orgânica de uma mineralização rápida e que constituem, também, uma reserva de nutrientes potencialmente disponível para as plantas (Lavelle & Spain, 2001; Decäens et al., 2003).
Em função da sua rugosidade e porosidade características, eles contribuem para uma melhor infiltração de água, maior estabilidade, menor erosão e aumento da quantidade de matéria orgânica disponível, além de permitirem o desenvolvimento de raízes entre eles.
A agregação resulta das forças de aproximação e cimentação de partículas orgânicas e minerais no solo....A agregação indica a condição do solo ou sua habilidade em relação a:
Os agentes cimentantes são utilizados, rotineiramente, como meio de fixação para restaurações dentárias e responsáveis por preencher a interface entre o dente e uma restauração, por isso devem apresentar propriedades mecânicas satisfatórias, a fim de suportar os esforços mastigatórios e as cargas oclusais presentes no ...
Portanto, concluiu-se que os microrganismos do solo atuam diretamente na formação e estabilidade dos agregados no solo, sendo influenciados pelas condições ambientais e edáficas.
Embora sejam muitas vezes associados a doenças – de fato, muitos microrganismos são responsáveis por patologias que afetam animais e seres humanos –, estes seres minúsculos também são muito importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental. ...
Os microrganismos purificam a água através de processos naturais de reciclagem da matéria orgânica, conseguindo degradar os compostos naturais.
A insulina, hormônio produzido no pâncreas e utilizado no tratamento de diabetes também já é produzida por bactérias modificadas. A bactéria recebe o gene responsável pela produção de insulina em humanos e começa a produzir o hormônio.
A rizosfera refere-se à região do solo influenciada pelas raízes, com máxima atividade microbiana. ... A rizosfera é importante para processos relacionados com a nutrição da planta, trocas de O2 e CO2, gradientes de unidades do solo, mineralização, amonificação, nitrificação e simbiose.
Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc. As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para melhorar a qualidade ambiental e de vida de diversas espécies.
Para a natureza, as bactérias são importantes porque atuam, juntamente aos fungos, na decomposição. Esse processo é importante porque esses organismos transformam matéria orgânica em produtos inorgânicos, que são aproveitados por outros seres.
5 bactérias que fazem bem hoje ou que farão no futuro
São doenças causadas por bactérias: tétano, pneumonia, entre outras. As bactérias são organismos procariontes causadoras de diversas doenças....→ Doenças causadas por bactérias