A palavra tem origem grega e possui o seguinte significado: antropo significa homem e logia significa estudo. Esta ciência estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta. Portanto, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos.
Estudo de grupos e instituições sociais, processos culturais e dinâmica espacial no contexto urbano contemporâneo, com ênfase tanto nas territorialidades, movimentos sociais e discussões sobre processos de requalificação urbana, quanto na análises de redes de sociabilidade, juventude e lazer.
Em linhas gerais, a noção de cultura urbana formulada pela Escola de Chicago, fruto de um conjunto amplo de pesquisas, pode ser creditada principalmente a três autores: Park (1987[1916]), que concebeu a cidade como um campo de investigações da vida social, influenciando várias pesquisas da época (Becker, 1996), bem ...
Resposta: A divisão clássica da antropologia distingue a antropologia cultural da antropologia física (ou biológica), já a divisão norte-americana, conhecida como Four Fields ("quatro campos"), divide a antropologia em arqueologia, linguística, antropologia física e antropologia cultural.
O objetivo principal da antropologia é compreender a diversidade humana e a diferença cultural, enquanto a sociologia é mais orientada para a solução com o objetivo de corrigir os problemas sociais por meio de políticas.
Resposta: É a ciência que considerava a sociedade européia como o ápice de um processo evolucionário e as sociedades tribais como exemplares primitivos.
Resposta: 1) Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor e James George Frazer. 2) É o estudo interdisciplinar de evolução da fisiologia humana e do comportamento humano e a relação entre hominídeos e primatas não hominídeos. A antropologia evolucionista é baseada nas ciências naturais e nas ciências sociais.
A antropologia estuda o homem e a humanidade de modo integral, ou seja, analisando-a sob diversas óticas distintas. ... Na antropologia evolucionista a discussão é pautada sob o ponto de vista da evolução das estruturas biologicas e fisiológicas do homem, então a antropologia do século XIX privilegiou o Darwinismo Social.
Nessas teorias de perspectivas diacrônicas, a cultura seria “em seu amplo sentido etnográfico, este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou quaisquer outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
A antropologia evolucionista tem como base o darwinismo social, ou seja, a ideia de que determinadas culturas desenvolvem-se mais do que outras, sendo, portanto, suas superiores.
A diversidade cultural, como a própria expressão sugere, refere-se aos diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representado através da língua, das crenças, dos comportamentos, dos valores, por meio da culinária, da política, da arte, da música, dentre tantos outros elementos.