Sim, é perfeitamente normal e até esperado haver cólicas durante a gravidez. No primeiro trimestre, a dor costuma ter origem no início do crescimento do útero e nas alterações hormonais. A dor abdominal é um sintoma que pode surgir no primeiro, segundo ou terceiro trimestre de gravidez.
Em determinado momento do ciclo menstrual, as mulheres se deparam com um líquido transparente que vai mudando de espessura com o passar dos dias. É o chamado muco cervical, secreção produzida naturalmente pelo colo do útero por influência dos hormônios.
Antes da menstruação, a mulher pode notar a presença de um corrimento branco, grosso e sem odor, o que é considerado normal e acontece devido às alterações hormonais típicas do ciclo menstrual.
Este tipo de corrimento branco é natural quando não possui cheiro. Ele pode indicar lubrificação vaginal e não é um problema, mas se houver mudança de cor ou de odor, pode ser uma infecção.
No mesmo dia ou dois dias após a ovulação (o início da fase lútea), a quantidade de muco diminui rapidamente. A progesterona, o hormônio dominante nessa fase, atua para inibir a secreção de muco das células epiteliais do colo do útero (1). O muco pode ficar pegajoso ou viscoso novamente, ou apenas seco e ausente (1,4).
Após a ovulação, caso não ocorra a fecundação, o óvulo desintegra-se e o muco readquire a sua consistência habitual: torna-se mais escasso, espesso e pegajoso, características que o tornam novamente adverso à correta deslocação dos espermatozoides.
O corrimento transparente, que pode lembrar a clara de ovo, ocorre alguns dias antes da menstruação, e é o principal sinal do período fértil, mas também se pode notar o aumento da libido e fome em conjunto desse muco cervical espesso.
Ovulação é o nome do processo que ocorre normalmente uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais acionam um ovário para liberar um óvulo. Isso geralmente ocorre de 12 a 16 dias antes do início da próxima menstruação.
Assim, é normal haver um corrimento vaginal mais abundante em determinadas situações como no período periovulatório (corrimento gelatinoso transparente, tipo clara de ovo) e pré-menstrual (corrimento branco antes da menstruação), na estimulação sexual (relações sexuais) e na gravidez.
Corrimento vaginal, leucorréia, conteúdo vaginal ou fluxo vaginal é um tipo de secreção que sai pela vagina em quantidade variável e com características diversas. Pode ser normal, chamado de “corrimento fisiológico”. Neste caso tem aspecto transparente ou branco, sem odor, e aspecto de muco.
Tampão mucoso é uma secreção produzida, no início da gestação, pelo próprio útero, e tem a função de formar uma barreira para impedir que bactérias e infecções penetrem nele e prejudiquem o bebê.
O tampão mucoso sai geralmente no final da gravidez, sendo considerado em muitos casos, um dos primeiros sintomas de que o trabalho de parto está perto.
O Muco na Gravidez Isso ocorre normalmente dentro do primeiro trimestre de gravidez e é bastante comum. Por isso esse muco não é motivo de preocupação nem nenhum sinal de que a gravidez está dando errado, pelo contrário.