Ao longo do tempo a teoria de qualidade de software foi evoluindo, resultando inclusive na criação dos padrões ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 25000. Uma importante contribuição foi a divisão do conceito de qualidade em subconceitos, no caso de software, inicialmente proposto por McCall, Richards e Walters.
Esta sistematização só será possível se forem priorizados e atendidos pelo menos quatro requisitos da qualidade de software: usabilidade, confiabilidade, funcionalidade e manutenibilidade. Sendo estes requisitos essenciais, exigidos pelos clientes e que devem ser atendidos pela indústria de software.
A qualidade de um software deve estar em conformidade com especificações e padrões de desenvolvimento, há necessidades explícitas e objetivos propostos por aquelas pessoas que produzem software, garantindo que, tanto o produto do software quanto um bom processo de desenvolvimento, atinjam níveis de qualidade mantendo ...
Os recursos devem ser funcionais e estar disponíveis durante todo o uso da aplicação. Além disso, ele deve ser capaz de executar os códigos de forma ininterrupta quando requisitado ou informar as limitações para que o usuário tenha consciência da real capacidade do software e possa controlá-lo da forma mais pertinente.
Por exemplo, para fazer uma página Web: Python, Ruby, HTML e JavaScript são boas alternativas. Para fazer um sistema que rodará no seu computador: Delphi, Java, Python e C + + são as melhores. Para um programa que roda no celular: Java ou C + +. Para fazer um site cheio de efeitos, animações e joguinhos: Flash e Unity.
As 6 etapas fundamentais de um projeto de software
Desenvolvimento de Software – diferentes métodos, mesmos pilares
Segundo Guia PMBOK, produzido pelo Project Management Institute, “projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único”. O projeto de software é a etapa que interliga os requisitos do cliente com a real disponibilidade de implementação. ...
Porque temos dificuldade de medir o progresso enquanto o software está sendo desenvolvido? ... Causas menos óbvias O Software é desenvolvido ou projetado por engenharia, não manufaturado no sentido clássico (característica 1). Gerentes sem background em desenvolvimento de SW. Profissionais recebem pouco treinamento formal.