A inflamação sistêmica observada em pacientes com tuberculose é mediada por meio da ativação do sistema imune, com uma produção excessiva de citocinas, como IL-1, IL-2, IFN-γ e TNF-α.
Como a tuberculose é transmitida? A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.
Resposta imediata a um agente nocivo, onde há um recrutamento dos mediadores químicos do hospedeiro ao local da lesão. As alterações vasculares decorrentes da inflamação visam facilitar o movimento de proteínas plasmáticas e células sanguíneas da circulação para o local da lesão ou infecção.
A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.
Os sinais flogísticos (são todos provenientes da resposta imunológica, sobretudo dos efeitos das citocinas. O rubor (vermelhidão) ocorre devido à vasodilatação, provocada pelas citocinas liberadas no local.
Com a hiperemia(aumento do fluxo sanguíneo), ocorre o primeiro sinal flogístico, o RUBOR, que é caracterizado pela vermelhidão. Como o fluxo sanguíneo aumentou e o sangue contém uma certa temperatura, acontece o segundo sinal: o CALOR, ocasionando o aumento da temperatura do local.
A grande maioria delas, inclusive, é inofensiva e está relacionada a doenças autolimitadas (que se curam sozinhas)." As altas temperaturas podem ser causadas por um vírus, por uma infecção bacteriana, insolação, inflamações ou até reações a medicamentos e vacinas.
Às vezes, você pode ter uma "febre de origem desconhecida". Em tais casos, a causa pode ser uma condição incomum ou não óbvia, tal como uma infecção crônica, doença do tecido conjuntivo, câncer ou outro problema.
As causas mais comuns da febre são infecções de algum tipo. Veja as origens mais frequentes delas, em todas as faixas etárias: Vírus: como gripes, resfriados e infecções do trato respiratório superior ou inferior (nariz, garganta, pulmão etc., por exemplo).
Então respondendo a sua pergunta: sim. Pode haver febre sem existir infecção. Mas febre é um importante sinal de processos infecciosos e deve sempre ser avaliada essa possibilidade.
Febre: temperatura anal superior a 37,8ºC ou axilar superior a 38ºC. Nestes casos, os pais devem ligar para o pediatra para orientar o uso de remédios para a febre ou a necessidade de ir ao pronto-socorro; Temperatura corporal baixa (hipotermia): temperatura inferior a 35,5ºC.
Sintomas da garganta inflamada