Segure a bateria na vertical, 5 a 8 cm acima de uma superfície dura e reta. Quando estão ficando fracas, as pilhas alcalinas acumulam óxido de zinco em seu interior, fazendo com que fiquem flexíveis. Esse simples teste de queda ajuda a diferenciar pilhas novas das velhas.
O truque consiste em soltar a pilha a uma distância entre 10 ou 15 centímetros de uma superfície como do chão ou de uma mesa. Levante a pilha e largue. Se a bateria “quicar” uma vez e depois deitar ou permanecer em pé, significa que ela está carregada. Se “quicar” várias vezes, quer dizer que esta sem carga ou, vazia.
Se você ver uma luz azulada enquanto estiver segurando o botão e observando a tela da câmera, significa que o sinal infravermelho está funcionando adequadamente.
2- Colocar as pilhas na água quente. Aí entra o deslocamento de equilíbrio, pois o aumento da temperatura favorece o lado endotérmico, que é a produção de elétrons, aumentando a produção de elétrons, logo aumenta corrente elétrica, , e assim, a pilha também funciona mais um pouquinho, porém só mais um pouquinho.
No geral, porém, você vai precisar: