Descubra algumas regras que podem te ajudar a não se confundir mais:
SÇ - Pode aparecer as vogais A e E. Exemplo: crEsço, dEsço, nAsça. SC - Pode aparecer as vogais I, A, E, U e O.
A cedilha “Ç” é a união da letra “C” com um sinal diacrítico para evidenciar que ela tem som de “S”, o que traz algumas dúvidas para a escrita. A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela é usada apenas no meio de palavras e junto às vogais A, O e U, apresentando o som do fonema [s].
A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela apresenta a sonoridades de SS e a seguinte forma: Ç. Nunca pode iniciar palavras e é usada sempre antes das vogais A, O e U. Junto às vogais E e I, usa-se apenas a letra C.
Com c (antes de e ou i): cebola, cereal, cereja, certeza, cima, cimento, conceber, alicerce, Escócia, especial, Macedo. Com s (no início das palavras ou depois de consoantes): sábio, saco, sede, sério, seta, solitário, surdo, Sintra, ânsia, cansar, farsa, ganso, mansão, pretensão.
Nas palavras com s, esta consoante pode aparecer no início, no meio ou no fim das mesmas. ... Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando a consoante s aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso.