No clima frio de montanha, as temperaturas e ciclos de chuva sofrem forte influência do relevo. No continente europeu, por exemplo, as áreas que possuem as maiores altitudes têm temperaturas médias anuais entre 4 °C e –10 °C.
Vegetação. O crescimento da vegetação nas áreas sob a influência do clima frio da montanha também dependem da combinação de fatores altitude, pressão atmosférica, radiação e regime de chuvas. ... A tendência da vegetação é desaparecer ao cume das montanhas mais elevadas, que são tomadas por neve.
A conversão de florestas em lavouras afeta o clima porque altera o albedo regional e o fluxo de calor latente, causando o aumento de temperatura adicional no verão em regiões importantes na Amazônia. Grandes perdas de biodiversidade ocorrerão com um aquecimento de 2.
A influência da vegetação sobre o clima acontece de diferentes formas, influenciando tanto no albedo quanto na umidade e nas variações de temperatura. ... Dessa forma, áreas mais abertas, com menor presença de vegetação, tendem a absorver mais calor, provocando o aumento das temperaturas.
Os mais diversos fenômenos climáticos estão diretamente associados às variações de temperatura das águas dos oceanos. Além disso, eles são importantes na distribuição do calor, através das correntes marinhas e na circulação atmosférica, que ocorre, principalmente, com a umidade gerada pela evaporação da água do mar.
Durante o fenômeno do El Niño, a corrente de Humboldt é impedida de emergir à superfície oceânica na região da linha do Equador ao dar lugar para uma corrente quente, a qual espanta os peixes, ocasionando secas ou aumento no índice pluviométrico.
No Brasil existem três correntes, sendo duas quentes e uma fria. A fria se chamada Corrente de Falklandas, chamada de Malvinas na Argentina, que vem desde o Sul do país até chegar no estado do Espírto Santos. Temos a corrente quente chamada Corrente do Brasil que vem do Nordeste até o Sudeste.
O litoral brasileiro sofre influência climática de três correntes marítimas: a das Guianas e a Brasileira, que são quentes, e a das Malvinas, que é fria. A corrente das Guianas banha o litoral norte, e a Brasileira, o litoral leste. A corrente das Falklands, proveniente do polo sul, banha pequeno trecho do litoral sul.
Essas águas se subdividem em duas: a corrente das Guianas, que segue para o norte da América do Sul, e a corrente do Brasil, que vem na direção do nosso país e percorre a zona costeira no sentido norte-sul.
As correntes marítimas são movimentos de grandes massas de água dentro de um oceano ou mar. Tal qual a circulação dos ventos, as correntes marítimas têm a característica de influenciar o clima das regiões em que atuam, possuem direções e constâncias bem definidas.
As correntes marítimas podem ser classificadas de acordo com a temperatura do local onde se formam em: correntes quentes, se formam nas zonas equatoriais (correntes das Guinas, do Golfo do México, do Brasil e a Sul Equatorial); correntes frias, que se formam nas regiões polares (correntes do Labrador, de Humbolt, das ...