Uma maneira bastante conhecida de se testar transistores é com o auxílio de um multímetro. Existem dois tipos de transistores bipolares, de acordo com a configuração de seus terminais: o NPN e o PNP.
Se a agulha não mover para os dois outros terminais, o transistor está ABERTO, portanto, com defeito. Se a agulha se mover para TODOS os terminais, o transistor está em CURTO, portanto, com defeito. transistor está COM FUGA, portanto, com defeito.
Nos multímetros analógicos, a posição das pontas de prova deve ser: A ponta de prova positiva ( + ) (vermelha), precisa ser posicionada sobre a base (B), que é a extensão do meio, e a ponta de prova negativa ( = ) (preta) será testada cada vez em um terminal, o de saída (E) e o de entrada (C).
Como testar Transistor MOSFET utilizando Multímetro Digital
Testar diodos usando multímetro é uma tarefa simples: no multímetro analógico, selecione uma escala de baixa resistência e polarize o diodo diretamente com as ponteiras (lembre-se que no multímetro analógico, a ponteira positiva é a preta e a negativa é a vermelha).
- se nas duas leituras o ponteiro indicar infinito (não se mover) o diodo está aberto. - se o ponteiro se mover nas duas leituras mas indicar valores (ou posições na escala) diferentes, provavelmente o diodo estará com fuga. Cabe lembrar que o lado do diodo que tem uma faixa é o negativo (cátodo).
Para testar o capacitor cerâmico vamos utilizar o multímetro digital, o procedimento é simples, basta posicionar o botão na escala de OHM a mesma que testa os resistores, em seguida, selecione a escala mais alta, no exemplo da vídeo aula baixo eu coloquei 200 Mega OHM.
Lembre-se: reconhecer um capacitor de tântalo SMD é fácil. Ele sempre terá uma faixa em cor diferente do restante da carcaça marcando o polo positivo, poderá ter a cor amarela ou preta, formato retangular e o encapsulamento normalmente é feito de epóxi.
O capacitor de cerâmica, também chamado de capacitor cerâmico de disco, é formado por dois eletrodos metálicos, denominados armaduras. ... A finalidade básica de um capacitor é armazenar cargas elétricas e, através desse armazenamento, ter determinados efeitos sobre um circuito.
Em nenhum dos pinos o multímetro pode apresentar resistência zero. Caso apresente zero em algum pino, é provável que o circuito integrado esteja defeituoso.