A contabilidade do produtor rural é muito simples. O CEI serve apenas para o caso da propriedade rural ter empregados registrados e efetuar os recolhimentos dos encargos sociais e taxas. O que vc precisa fazer é mês a mês, efetuar uma contabilidade extra-oficial por meio do livro-caixa. O ideal é fazer como o Sr.
5% 100% Qual seria o melhor mês para o encerramento do balanço (exercício social) diante da Teoria da Contabilidade? R: Seria no último dia do mês de março ou abril da cultura da cana-de-açúcar,poise la é a cultura que possui maior representação econômica entre todas as culturas. 2.
Segundo Crepaldi (1998) para se determinar o início e o fim do ano agrícola deve-se observar quando se obtêm a colheita e a comercialização da atividade de maior renda bruta, no caso de esta empresa produzir mais de um produto.
A empresa rural pode classificar as atividades rurais em dois tipos de culturas: cultura temporária ou cultura permanente. Segundo Rodrigues (2016), as culturas temporárias são aquelas que necessitam de replantio após a colheita.
Contabilidade rural é o ramo da contabilidade que estuda o patrimônio rural. Como tal, estuda ativos (caixa, cabeças de gado, terra, tratores, fertilizantes, sementes, defensivos agrícolas etc.), passivos (empréstimos bancários, dívidas trabalhistas etc.)
Ou seja, a depreciação, amortização ou exaustão é a perda de valor do ativo durante o tempo que ele vai ser utilizado pela empresa, antes de precisar ser descartado e substituído por um novo.
Cultura temporária: São culturas de curta ou média duração, geralmente com ciclo vegetativo inferior a um ano, que após a colheita necessitam de novo plantio para produzir, como, por exemplo: soja, milho, feijão etc.
O mesmo raciocínio é válido para diversas culturas, mesmo que não conjugadas. Assim, se uma atividade tivesse culturas de milho, soja e cana-de-açúcar, simultaneamente, por exemplo, o ano agrícola (consequentemente, o exercício social) seria fixado com base na cultura de maior representatividade econômica.
Na Agricultura há algumas etapas a serem desenvolvidas pelo empreendedor rural como o preparo do solo, preparo para o plantio, plantio de mudas e sementes, colheita e produtos colhidos. ... O ano agrícola corresponde, geralmente, ao período de 12 meses, que engloba o início do cultivo até a colheita.
Encontramos inúmeras atividades zootécnicas, como por exemplo a bovinocultura de leite, de corte, a avicultura, ranicultura, cunicultura, suinocultura, entre outras. Cada qual com suas particularidades de custos e mensuração contábil.
A agricultura refere-se ao cultivo de produtos agrícolas, e a pecuária, à criação de espécies animais. Agricultura e pecuária são atividades econômicas pertencentes ao setor primário e representam, respectivamente, o cultivo de espécies vegetais e a criação de espécies animais.
Dentre as muitas fontes de renda derivadas da pecuária destaca-se a produção de carne, leite e ovos. A carne exerce a principal função na produção agroindustrial, nesse sentido os animais consumidos são: bovinos, suínos, bufalinos, ovinos, caprinos e galináceos ou aves em geral.
Resposta: Pecuária Extensiva e Pecuária Intensiva. ... Na Pecuária Extensiva: os animais são criados soltos em grandes áreas, com técnicas tradicionais, e buscam seu alimento nas pastagens. Na Pecuária Intensiva: os animais são confinados em lugares fechados, como granjas, estábulos e currais, onde recebem seu alimento.
Sistemas de produção
Existem basicamente três tipos de sistemas de produção de bovinos, sendo eles extensivo, semi-intensivo e o intensivo. ... Esse aumento no nível de produção geralmente ocorre por esse sistema ter lotação mais elevada do que no extensivo devido ao aumento da produção das pastagens.