Para ter a transferência concedida o estudante deverá atender como exigências: I - Ter sido aprovado em processo seletivo de vagas ociosas; II - Ser estudante do mesmo curso ou afim ao pretendido; III - Ter cursado com aproveitamento, no mínimo de 02 semestres letivos do currículo do curso de origem.
Os critérios para aprovação da reopção são fixados pelas faculdades, que podem adotar o sistema de classificação, quando o número de candidatos superar o de vagas, ou o de seleção, mesmo que esse número seja menor. A reopção de curso é solicitada pelo Portal Acadêmico.
Em resumo, é oferecer as vagas para os alunos que participaram do processo seletivo e que não foram aprovados na primeira chamada. Porém, é diferente do processo de segunda chamada, pois as vagas são abertas para os envolvidos no processo seletivo.
EXISTÊNCIA DE VAGAS OCIOSAS. GARANTIA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. ... A existência de vagas ociosas nas universidades públicas representa um prejuízo econômico e social para a população brasileira, medida que precisa ser combatida, como forma de propiciar o pleno acesso ao ensino superior.
Pessoa que permanece depois do fim de algo, que sobrevive: era a última remanescente a falar aquele raro idioma. Etimologia (origem da palavra remanescente). Do latim remanesce + nte.
FIES: como se inscrever