Exercícios e dicas vão te ajudar a fortalecer o tornozelo e a panturrilha. Confira!
Saiba como deixar essa estrutura composta por nada menos do que 26 ossos e mais de 100 músculos pronta para qualquer salto!
O mecanismo de lesão mais freqüente nas entorses, é a inver- são forçada do pé com flexão plantar, o que pode ocasionar ruptura dos ligamentos laterais do tornozelo. Dentre os ligamentos laterais, o mais comumente lesado é o talofibular anterior, em contrapartida, o mais raramente lesado é o talofibular posterior.
Os nervos também podem ser danificados. As entorses muito graves do tornozelo podem fraturar a cartilagem nas extremidades dos ossos na articulação do tornozelo. Esta lesão pode causar dor duradoura, inchaço e, às vezes, problemas para caminhar. A articulação pode travar (aderir) ou ceder (curvar-se involuntariamente).
Com isso, e muito por conta da própria anatomia do tornozelo, é possível apontar que a entorse em inversão é muito mais comum do que a em eversão. Quando se analisa certas elevações ósseas nas laterais do tornozelo, observa-se que o osso externo (fíbula) está mais inferior que o interno (tíbia).
São estiramentos mais ou menos violentos, cuja consequência imediata é provocar dor e limitar o movimento da articulação afetada. Os primeiros socorros limitam-se à aplicação de bolsa de gelo ou compressas frias no local afetado e à imobilização da articulação, preparando o acidentado para o transporte.