Você pode estudar lendo, ouvindo/assistindo ou fazendo algo relacionado ao conteúdo que será cobrado na sua prova. Assista aulas ou videoaulas, leia o manual fornecido pela autoescola, faça anotações para revisar a matéria e leia resumos, MAS NÃO fique preso a apenas um estilo.
As 8 matérias são:
10 questões de Direção Defensiva; 3 questões de Noções de Primeiros Socorros; 3 questões sobre Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito; 2 questões sobre Noções de Funcionamento do Veículo.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, para iniciar o processo para obtenção da CNH o candidato precisa preencher 4 pré-requisitos:
Categoria "C": Estar habilitado, no mínimo, há um ano na categoria "B"; Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.
Documentação necessária: R.G., C.P.F.; Comprovante de Residencia. A Auto Escola agenda o “PRÉ CADASTRO” no DETRAN-SP, ou seja, o comparecimento do candidato para fins de identificação e registro na base nacional de dados. (Documentos necessários: R.G., C.P.F., Comprovante de Residência atual.)
A resposta é: não. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, um dos requisitos mínimos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação é que o condutor do veículo saiba ler e escrever.
Doenças que impedem definitivamente o motorista de tirar ou renovar a CNH
A Câmara analisa o Projeto de Lei 571/11, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), que autoriza maiores de 16 anos, desde que emancipados, a obter habilitação de motorista. ... Ao completar 18 anos, caso tenha a permissão por mais de um ano ininterrupto, o condutor poderá requerer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Sendo assim, emancipar significa liberar o menor de 18 anos e maior de 16 para praticar sozinho qualquer ato da vida, como por exemplo, celebrar contratos, comprar e vender bens, abrir conta corrente individual e etc. A única proibição é em relação ao ato de dirigir, que só pode ser feito com 18 anos completos.
18 anos
Confira o que a lei brasileira determina atualmente: 1) Os jovens menores de 18 anos são considerados “penalmente inimputáveis”, ou seja, não podem responder criminalmente por seus atos infracionais.
O menor de dezoito anos que comete ato infracional é "penalizado" com medidas socioeducativas que têm como objetivo maior a reeducação. A expressão ato infracional foi o termo criado pelos legisladores na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê incontáveis providências socioeducativas contra o infrator: advertência, liberdade assistida, semiliberdade, entre outras. ... Para isso o ECA já prevê a internação.
A expressão menores infratores se refere aos menores situados abaixo da idade penal, geralmente adolescentes, que praticam algum ato classificado como crime.
O novo Código Civil, Lei nº 10.
1 Condição de quem é menor de idade. 2 Fase da vida em que o indivíduo menor de idade, até os 18 anos, não é reconhecido como responsável diretamente por seus atos civis. 3 Período durante o qual uma pessoa ainda não atingiu a maioridade.