Os protetores da arte e da ciência são chamados de mecenas. Os mecenas foram muito importantes durante o período renascentista na Itália.
A importância destes mecenas, financiadores da propagação artística, é justamente sua colaboração na difusão de um novo conceito de arte, que poderia ser feito, por conta desse dinheiro, por indivíduos especializados que recebiam apenas por este trabalho, podendo cada vez mais aprimorar suas técnicas.
Os mecenas (pessoas ou instituições que financiavam os artistas no período do Renascimento) tinham interesses políticos e culturais, buscando se inserir na sociedade como contribuintes importantes para o seu sucesso.
Resposta. Os mecenas eram os burgueses ricos da época Renascentista, eles que patrocinavam o trabalho de artistas e escultores.
Prática de estímulo a artistas de várias áreas, o mecenato surgiu no Império Romano e até os dias atuais ainda é usado para financiar a produção cultural. O mecenato é originariamente uma prática de estímulo à produção cultural e artística, que consiste no financiamento de artistas e de suas obras.
Os mecenas foram os comerciantes, príncipes, condes, banqueiros e bispos, de alto poder aquisitivo, que financiaram a produção de arte durante o Renascimento Cultural da Europa nos séculos XV e XVI. ... Entretanto, não possuía os prestígios da nobreza, pagando por tal reconhecimento através do financiamento das artes.
O mecenato era uma espécie de incentivo e patrocínio concedidos a artistas e homens de letras e que assumiu particular importância na época do renascimento. Esta proteção dada pelos mais abastados, potenciou a produção praticamente ilimitada de alguns dos maiores artistas do renascimento sobretudo italiano.
A relação ocorre pelo fato de os artistas renascentistas eram "patrocinados" pela burguesia o que se dá o nome de mecenato.
O Renascimento dividiu-se em três fases: Trecento (século XIV ou os anos trezentos); o Quattrocento (século XV ou anos quatrocentos); e Cinquecento (século XVI ou anos quinhentos). Porém, não foi apenas nas cidades italianas que houve produções artísticas renascentistas.
A transição do feudalismo para o mercantilismo ocorreu durante o século XV no final da Baixa Idade Média, sendo que na prática, o processo foi muito mais complexo, gradual e abrangente, o que causa muitas discussões entre os historiadores.
O Feudalismo está dividido em duas grandes etapas: a Baixa Idade Média e a Alta Idade Média. A seguir, veremos cada uma das divisões de forma mais detalhada.
Uma das principais características do Feudalismo era o controle dos senhores feudais, que eram donos de todas as terras de cada feudo. | Imagem: Reprodução. A sociedade era dividida em três grupos sociais: o clero, a nobreza e os servos. ... O maior suserano era o rei, que fazia esses acordos com os nobres o tempo inteiro.