Os extintores não devem ser instalados em escadas. Devem estar desobstruídos e devidamente sinalizados de acordo com o estabelecido na NT 20. 5.
Para escolhermos o tipo de extintor devemos identificar o material encontrado na edificação. Cada agente extintor é mais eficiente para determinado tipo de material, sendo em algumas situações contraindicado o seu uso (extintor de água não é indicado para equipamentos energizados).
extintor de incêndio abc
8 tipos de extintores de incêndio e suas aplicações
Quais os tipos de extintores de incêndio que existem?
Tipos de extintores
Os documentos necessários para abrir uma oficina mecânica são simples:
Para entender melhor, acompanhe o exemplo: imagine que você possui uma loja de roupas e na sua loja há um extintor de incêndio com a classe A. Esse extintor, como você verá adiante, utiliza a água como agente extintor e é indicado contra o fogo em madeira, papel e materiais sólidos em geral.
– Extintor para Cozinhas Comerciais e Industriais: este é o extintor classe K, feito com uma solução de acetato de potássio diluída em água.
Gás Carbônico (CO2) – Devido ao CO2 não ser um condutor de eletricidade, os extintores deste tipo são ideais para incêndios de classe C, podendo ser utilizados também em incêndios de classes A e B. Por ser muito asfixiante, não é recomendado que seja utilizado em locais fechados.
Tipo de extintor com Espuma Mecânica – serve para incêndios classes B e A, semelhante ao gás carbônico e água, funciona por abafamento, seguido de resfriamento. A vantagem dele é que sua espuma (AFFF) cria uma firme camada aquosa sobre a área em combustão, o que dificulta a reignição do fogo.
A espuma mecânica é um agente extintor empregado no combate a incêndio da classe "B" (líquidos inflamáveis). A espuma mecânica deve ser aplicada contra um anteparo, para que possa ir cobrindo lentamente a superfície da área incendiada.