Em geral, os aterros possuem canaletas de captação do chorume, este deverá ser transportado para um local onde possa ser tratado para ter a carga orgânica reduzida. Só a partir desta etapa, ele pode ser despejado na natureza.
“95% do chorume vira água e os outros 5% são transformados em resíduo, na forma de um lodo sólido, sendo que este resíduo pode ser utilizado em processos de compostagem para que sejam transformados em adubo orgânico”, explica o empresário Poy Ramos Carneiro.
Na decomposição do biogás, por sua vez, são gerados o gás carbônico, o metano, que apesar do valor energético é um gás tóxico; e o chorume que, como mencionado anteriormente, é um líquido viscoso de coloração escura e com uma alta demanda bioquímica de oxigênio, ou seja, é altamente poluidor, tanto quanto atinge cursos ...
Chorume
Aumento dos casos de doenças, pois o lixo atrai ratos, baratas e moscas. Além disso, ainda pode tornar-se criadouro de mosquitos vetores de enfermidades como a dengue; Aumento do número de incêndios causados pelos gases que foram gerados a partir da decomposição dos resíduos depositados nos lixões.
Dessa forma, não existem vantagens em relação a esta técnica, apenas conferindo desvantagens à população próxima, uma vez que continuamente serão produzidos gases e elementos tóxicos, que poderão oferecer risco tanto à população, quanto ao meio ambiente, levando a um desequilibrio dos ecossistemas.
Desvantagens
A principal função de um aterro sanitário é reduzir o impacto ambiental do lixo no meio ambiente. E apesar das desvantagens, que veremos na próxima seção, existe uma redução substancial no impacto ambiental. ... No aterro sanitário, há uma conversão dos gases em fontes de energia renováveis.
Sabe-se que implementação do aterro sanitário tem como o principal objetivo a redução do impacto do lixo no mundo, especialmente sobre a contaminação do solo, água e ar. Vantagem: Evita contaminação,odores e doenças. Desvantagem: Localização e vida útil.