É possível consultar o DANFE direto no site da Secretaria de Fazenda. Para isso, é preciso ter em mãos os 44 dígitos da chave de acesso da NF-e.
DANFE: Confira 5 sites para gerar gratuitamente online
Como converter para PDF uma nota em XML
Segunda via Nota Fiscal Acesse o site oficial da Nota Fiscal Eletrônica e clique em "Consultar NF-e completa"; Informe a chave de acesso de 44 dígitos da NF-e e marque a caixa "Não sou um robô". Feito isso, clique sobre o botão "Continuar"; A nota fiscal eletrônica completa será aberta em uma nova tela.
Para baixar o XML da NFe com o CPF, não basta apenas ser o destinatário na NFe para o caso de Pessoa Física. Através do WebService de Distribuição da Sefaz, é possível baixar apenas o resumo da NFe. Já para fazer o download completo do documento é preciso realizar a manifestação do destinatário.
A única ferramenta que continuará baixando XML de NFe sem certificado digital é o Arquivei Lite, que utiliza vias oficiais do Governo para tal. Em março de 2019, a consulta de NFe sem certificado digital parou de funcionar para os estados de SP, RJ, MT, RS, AM, BA e PB.
O certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como uma espécie de identidade virtual, tanto para pessoa física quanto jurídica. O principal objetivo desse arquivo é garantir a autenticidade e segurança nas transações pela internet.
Quem precisa emitir notas fiscais eletrônicas, na maioria dos casos, deve ter um certificado digital. Ele será o reconhecimento da empresa diante dos órgãos públicos, como a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) ou do município (prefeitura).
Todas as empresas que são obrigadas a emitir a nota fiscal eletrônica, assim como todas as que estão inscritas nos regimes tributários de lucro real ou lucro presumido, são obrigadas a ter um certificado digital.
MEI é obrigado a ter certificado digital? Por lei, o MEI não tem obrigação de possuir um certificado digital e ele só é obrigado a fornecer Nota Fiscal quando a venda de um produto ou serviço for feito direto com uma pessoa jurídica e ela exigir a emissão da nota por conta do microempreendedor individual.
O e-CNPJ (versão eletrônica do CNPJ) Empreendedor ME, EPP e MEI é um certificado digital ICP-Brasil exclusivo para Empreendedores e empresários das Micro (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedor Individual (MEI).
Em resumo, o certificado MEI tem informações mais completas que vão desde os dados do titular até os dados da empresa, enquanto o Cartão CNPJ tem dados somente da empresa.
O certificado digital ajuda a facilitar a rotina do MEI, pois agiliza o fluxo de tramitações com a Receita Federal, permite assinar com validade jurídica documentos digitais e acessar serviços online oferecidos pelo governo, além de simplificar o processo de declaração do Imposto de Renda.
Etapas da compra
No site da Autoridade Certificadora, você poderá solicitar a emissão do seu Certificado Digital. Existem dois principais tipos vendidos atualmente, o A1 (tem validade de um ano e é armazenado no computador) e A3 (possui validade de até cinco anos e é armazenado em token criptográfico ou cartão).