7 exemplos de indicadores de desempenho financeiro
No caso de um negócio, os indicadores financeiros servem para demonstrar quão saudável é um determinado empreendimento. Índice de liquidez, margem de contribuição e os consagrados fluxo de caixa e regime de competência (ou Demonstrativo de Resultado do Exercício) são exemplos de indicadores financeiros para negócios.
Importância dos indicadores econômicos Os indicadores econômicos são importantes para indicar qual a situação da nação. Por meio deles, é possível reconhecer os momentos de alta ou baixa do mercado nacional. ... Além disso, através do acompanhamento dos índices, é possível traçar estratégias econômicas e empresariais.
Mas o que são indicadores financeiros? São dados obtidos através de demonstrativos que medem os resultados e o desempenho do negócio. Eles auxiliam na avaliação da performance organizacional, permitindo uma tomada de decisão mais certeira.
Os principais indicadores financeiros para o seu negócio
Neste post apresentamos os 3 principais grupos de índices financeiros de análise, sendo eles o Endividamento, a Liquidez e a Rentabilidade, que compõem a segunda parte na análise das demonstrações financeiras apresentada no nosso post anterior, que apresentou a análise horizontal e vertical.
Índice de endividamento geral A partir dele é possível identificar qual o valor total comprometido de sua empresa, como os pagamentos de custos com terceiros. Seu cálculo é feito de forma simples: usa- se o valor das dívidas e dividi pelo total ativo. Ou seja: IEG= (Capital de terceiros/ Ativos totais) X 100.
Como escolher e analisar indicadores financeiros. Os principais indicadores financeiros dentro das empresas....Por isso, vamos te falar um pouquinho sobre eles agora.
Os principais indicadores de atividade que as empresas devem constantemente calcular e analisar, são:
Os principais indicadores da capacidade de pagamento Os dois indicadores recomendados para avaliar a alavancagem de uma ação e, por consequência, a sua capacidade de pagamentos, são: Dívida líquida/Patrimônio Líquido; Dívida líquida/Ebitda.
Os indicadores de atividade são usados na análise financeira de uma empresa e servem para medir a rapidez com que várias contas são convertidas em vendas ou caixa. Entre os indicadores mais utilizados estão: giro de estoques, giro de caixa e período médio de cobrança.
Veja como fica o cálculo se o fizer passo a passo:
Calculo do Simples Nacional 2020
Faturamento no mês de abertura
Para isso, é preciso saber o quanto ela faturou nos últimos 12 meses. Até aqui foi simples, certo? Como é possível ver, a receita bruta acumulada dos 12 meses anteriores é multiplicada pela alíquota e subtraída da parcela a deduzir. O resultado é dividido pela receita bruta acumulada dos 12 meses anteriores.
RBT12: Receita bruta acumulada nos 12 meses anteriores; ALIQ: Alíquota do Anexo em que você está inserido; PD: Parcela a deduzir (ela está na Tabela de Anexos do Simples).
Com base na segunda faixa de faturamento calcularemos a alíquota efetiva:
A média aritmética simples é utilizada em casos nos quais o rol numérico não apresenta nenhuma repetição. Para calcular o valor da média aritmética simples, devemos realizar o somatório de todos os elementos do rol e dividir essa soma pela quantidade de elementos.
Anexo III do Simples Nacional 2018