O amor recíproco é a base dos relacionamentos E isso não se aplica apenas a namoros ou casamentos, mas também às amizades. Quando apenas uma pessoa se doa, sem receber qualquer retribuição, ela se frustra e sente como se estivesse vivendo o relacionamento sozinha, o que, de alguma forma, está.
Recíproco significa algo presente numa relação entre duas partes, quando existindo de um lado, existe de igual modo no outro. ... Por exemplo, a expressão "ódio recíproco" significa que “ódio” é o sentimento partilhado por ambas as partes, podendo ser duas pessoas ou dois grupos.
Para dar certo não adianta você cuidar, se importar e amar... se não for recíproco, será em vão. A gente não cansa de amar, a gente cansa de não ser amado. Onde não existir reciprocidade, não se demore.
A sensação é de falta de reciprocidade, mas pode ser que essa pessoa esteja oferecendo outro tipo de “presentes”. ... Mas quando a pessoa sempre se justificar porque não tem o perfil sabendo que é importante para outro, pode demonstrar um traço de egoísmo que bloqueia a reciprocidade.
A não ser que você seja um grande fã de Platão e das obras de Shakespeare, as paixões platônicas não são uma boa opção de relacionamentos. Elas fogem da normalidade, machucam e tiram a paz de quem as sentem.
10 Dicas para conseguir superar um amor não correspondido
Que vai e vem; em que há troca de uma coisa por outra coisa idêntica, de mesmo valor: seu esforço não foi recíproco.
Se há um sentimento mútuo de que quando você precisar de algo, alguém do grupo vai estar lá pra te ajudar e quando alguém precisar de algo, você vai estar lá para ajudar, há uma coesão maior entre os membros do grupo e essa coesão aumenta a probabilidade de sobrevivência dos membros desse grupo.
Reciprocidade é justamente se doar sem esperar algo em troca, mas, ao mesmo tempo, tendo a certeza de que o parceiro entende seus sentimentos e está disposto a entregar algo de mesmo valor ou até superior. ... O que é recíproco vai e volta com a mesma intensidade.
Pessoas egoístas não desperdiçam suas energias considerando as necessidades dos outros, mesmo dos seus parceiros. Eles querem o que querem e acreditam que eles têm o direito de colocar-se em primeiro lugar. Há uma diferença entre amor-próprio e ser egoísmo. Este comportamento é uma forma de traição.
Construindo a reciprocidade no relacionamento Para criar um relacionamento recíproco, ambos os parceiros precisam ser capazes de aceitar a responsabilidade por essa criação. A interdependência de um relacionamento saudável requer que ambas as pessoas aceitem a sua responsabilidade pessoal.
Quando menosprezamos o nosso parceiro, estamos envenenando o relacionamento, causando uma ferida muito profunda. O desprezo destrói o que é básico em um relacionamento: o respeito que devemos ter um pelo outro. ... O sarcasmo, a zombaria e o ceticismo fazem parte do desprezo.
10 sinais que a relação está perto do fim
Não há nada mais tóxico ao casal do que uma situação de constante disputa, já que isso corrói pouco a pouco o relacionamento, até se tornar algo insuportável. A convivência com alguém que demonstra estar o tempo todo fiscalizando os atos do outro, só para ter razão, pode destruir o casamento.
Abandone o comodismo Muitos casais criam uma forma doentia de lidar com o casamento desgastado: mantêm-se juntos, mas não buscam satisfação. ... A solução sadia é a recuperação do casamento através de um árduo trabalho que envolva os dois na busca de um casamento de sucesso.
8 passos para resgatar o amor num casamento desgastado
18 sinais de que você está em um casamento infeliz
Como salvar o casamento: 9 dicas que podem ser o ponto de partida
Sugerimos então 10 dicas para salvar seu relacionamento:
Como lidar com um relacionamento desgastado sem desistir do casal e nem de você mesma?
É comum que, quando uma relação está desgastada, tanto o homem como a mulher comece a mostrar desinteresse um pelo outro. Assim, não se tratam mais carinhosamente, conversam pouco, não mostram entusiasmo quando estão na presença do outro, não fazem nada para sair da rotina, não se animam em programar festas e viagens.
Quando um casamento dura muito tempo é comum que o amor entre o casal diminua. Isso não acontece com todos porém a grande maioria dos casamentos sofre com isso. Mas nem sempre acabou o amor em alguns casos pode ser apenas uma crise temporária.
Fernanda Ferraz. Realmente é muito ruim e difícil quando o casamento vai mal, muitas explicações podem ser dadas, às vezes o amor esfriou com a rotina e o desgaste das brigas; talvez há um envolvimento com outra pessoa; em alguns casos a crise financeira tem abalado o casamento.
Sentir-se só, mesmo estando com seu(sua) companheiro(a), que em sua presença demonstra claro desinteresse em manter você por perto ou participando de outras conversar, é sinal de que o relacionamento não vai bem.