Tenha sempre em mente que o '-ing' não é usado apenas para o gerúndio. Ele serve também para formar substantivos, como você viu nos exemplos acima. Além disso, ele aparece ainda na formação de adjetivos: boring – maçante, chato, enfadonho, entediante, tedioso, cansativo.
Usamos o ING para ações que acontecem no presente e podem ou não acontecer no momento em que estamos falando. Exemplos: I'm watching an interesting TV serie. (Estou assistindo uma série interessante) você pode estar assistindo neste momento ou acompanhando a série.
Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.
Por que (separado e sem acento) significa por qual motivo. ex: Gostaria de saber por que você não veio ontem. SUBSTITUINDO: Gostaria de saber por qual motivo você não veio ontem. Também usamos 'por que' em questionamentos retóricos, que são aqueles utilizados estilisticamente.
Perguntas diretas são aquelas que têm ponto de interrogação. ... A dificuldade aparece quando a pergunta é indireta – Nessas construções, não há ponto de interrogação e a pergunta está implícita. Geralmente expressa dúvida, certeza, conhecimento, desconhecimento. Ela é muito comum.
"Por que" em perguntas e afirmações É que há toda uma geração de brasileiros que aprendeu o seguinte: por que separado se usa em perguntas; porque junto se usa na resposta. É verdade, mas não é a verdade toda. O correto é acrescentar que por que separado também se usa em respostas e afirmações.