1871 – 1914
A Belle Époque (expressão francesa que significa bela época) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa, que começou no fim do século XIX, com o final da Guerra Franco-Prussiana, em 1871, e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914.
Um movimento internacional desenvolvido em países da Europa e nos Estados Unidos entre o final da década de 1880 e a Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de criar uma arte moderna em resposta ao revivalismo histórico exaltado pela era vitoriana, e eliminar as distinções entre as belas- artes e as artes aplicadas.
Motivos da Guerra Franco-Prussiana Além do ambiente tenso entre os dois países, a causa imediata da guerra está relacionada num incidente diplomático. A Espanha estava sem soberano desde 1868 e as nações europeias se moviam para escolher um rei que melhor lhes conviesse.
O motivo inicial da guerra esteve relacionado com os interesses de unificação dos Estados germânicos, capitaneados pela Prússia e liderados por seu rei Guilherme I. O grande artífice do processo foi o chanceler prussiano Otto von Bismarck, que já havia levado a cabo conflitos contra a Áustria e Dinamarca.
A obrigatoriedade da prestação do serviço militar e o forte desenvolvimento industrial aliado à indústria bélica, além dos armamentos e das táticas utilizadas (principalmente a preparação para uma guerra prolongada), foram cruciais para a vitória prussiana.
-Resultou na finalização do processo de unificação da Alemanha. -Fim da monarquia na França e queda do imperador francês Napoleão III.Com o fim da monarquia,teve inicio na França a Terceira Republica. -O Reino da Prússia anexou o território da Alsácia-Lorena. -Formação do Império Alemão.
Consequências da Unificação da Alemanha Revolução industrial alemã; Rivalidade com a Inglaterra em busca de mercados para escoar a produção; Promoção do isolamento da França; Surgimento da Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria e Itália), um dos polos da Primeira Guerra Mundial.
Resposta. Resposta: A guerra franco-prussiana liderada por Otto Von Bismark. Explicação: Otto VON Bismack liderou a guerra franco-prussiana em 1870.
A unificação alemã alterou completamente as estruturas de poder existentes na Europa, vigentes desde o Congresso de Viena de 1814 e 1815. A Alemanha transformou-se na nação hegemônica do continente europeu, e o desfecho da Guerra Franco-Prussiana amargou as relações entre as duas nações.
Na Conferência de Potsdam, a Alemanha foi dividida pelos Aliados em quatro zonas de ocupação militar; as três zonas a oeste viriam a formar a República Federal da Alemanha (conhecida como Alemanha Ocidental), enquanto que a área ocupada pela União Soviética se tornaria a República Democrática da Alemanha (conhecida ...
Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental em consequência da bipolarização mundial. ... Esse muro dividiu fisicamente as Alemanhas e foi o principal marco da Guerra Fria e da separação do mundo entre as duas ideologias contrárias, o capitalismo e o socialismo.
As mortes de civis totalizaram 50 a 55 milhões....Total de mortes.