A sondagem periodontal é a melhor ferramenta de diagnóstico para reunir informações sobre a condição de saúde e o nível de inserção dos tecidos periodontais.
A periodontite é caracterizada por inflamação mediada pelo hospedeiro que resulta em perda de inserção periodontal. A doença é detectada como perda de inserção clínica (NIC) pela avaliação com uma sonda periodontal padronizada com referência à junção cemento- esmalte (JCE) ao redor do dente (Tonetti et al. 2018).
Nível de Inserção Clínica (NIC)=> Em um paciente normal que não teve perda óssea o NIC é na junção cemento esmalte. (PS=NIC), já quando há perda óssea ou excesso de tecido gengival o NIC= PS+RC. A média do sulco gengival é de 0,5 mm a 1 mm.
O calculo do índice é feito dividindo- se o número de superfícies contendo placa pelo número total de superfícies examinadas.
- CURETAS *MCCALL 13/14 (UNIVERSAL) -> Raspagem supra gengival de todas as faces dos dentes anteriores. ... *GRACEY 5/6 (ESPECÍFICA) -> Raspagem supra e sub e de todas as faces dos dentes anteriores. *GRACEY 7/8 (ESPECÍFIA) -> Raspagem supra e sub das faces livres (vestibular e palatina ou lingual), dos dentes posteriores.
Caracteriza a presença de frouxidão ligamentar generalizada, podendo estar associada à sintomas músculo-esqueléticos crônicos e recorrentes, em indivíduos sem qualquer outra patologia reumatológica demonstrável.
O que é mobilidade dental? De acordo com a profissional, quando um ou mais dentes apresentam um amolecimento é um sinal de uma disfunção ou doença das estruturas periodontais. “A mobilidade dental é a possibilidade do dente de se deslocar em vários sentidos.
Uma das técnicas mais antigas utilizadas por dentistas para garantir a fixação de dentes com mobilidade é a contenção periodontal ou esplintagem. Trata-se de uma espécie de fusão dos dentes, em que um dente com mobilidade acentuada é colado a um adjacente, desde que esteja em boas condições de fixação.
Podemos listar diversos motivos que podem levar ao amolecimento de um dente permanente, mas existem três que são os principais: periodontite, traumatismo dentário e bruxismo. Entenda cada um deles: Periodontite: essa é a causa mais comum e, na maioria das vezes, acontece devido a má higiene bucal.
Periodontite. Essa é a principal causa de perda de dentes. A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que atinge as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. À medida que ela avança, destrói o tecido e o osso da gengiva e, com isso, os dentes ficam soltos.