O planejamento agregado visa compatibilizar os recursos produtivos da empresa com a demanda agregada no médio prazo (5 a 18 meses aproximadamente), onde a empresa deverá definir uma estratégia de operações, que poderá ser: – Adequar os recursos necessários para o atendimento da demanda.
Para desenvolver um planejamento agregado, você deverá seguir os seguintes passos:
Quanto ao nível de planejamento, o planejamento agregado está associado ao: Escolha uma: a. Chão de fábrica.
Planejamento operacional são os planos de trabalho dos setores que visam detalhar os planos táticos em forma de atividades a serem realizadas nos setores, com vistas a executar os planos táticos, pois é nos setores que as metas se transformam em ação e resultado.
Quatro níveis de agregação predefinidos são usados para agregar e armazenar os dados coletados a fim de controlar a quantia e a disponibilidade dos dados armazenados. Cada nível de agregação possui um período de armazenamento. Após esse período acabar, os dados de um nível de agregação serão automaticamente excluídos.
Os níveis de decisão são amplamente dependentes, apesar de distintos, trabalhando de forma integrada para alcançar resultados dentro da organização. É possível visualizar 3 níveis: estratégico, tático (ou analítico), e o operacional. Cada um desdobrando em responsabilidades e focos diferentes.
5 vantagens do planejamento estratégico
Redução de problemas com fornecedores Continuando a lista de benefícios do planejamento de produção está a redução de problemas com fornecedores. Ou seja, com um bom planejamento é possível fazer análises e previsões quanto aos prazos, a qualidade e a disponibilidade dos fornecedores da sua fábrica.
Tendo sido eficiente no planejamento e execução da estratégia do negócio, diversos benefícios são esperados, como: maior alinhamento da empresa, melhor conhecimento sobre os cliente e concorrentes, maior comprometimento dos colaboradores a atingir os objetivos traçados e maior eficiência na tomada de decisões.