Conjugar o verbo dar nos modos indicativo, subjuntivo, imperativo, condicional, infinitivo, particípio, gerúndio....Formas Nominais.
O verbo “morrer”, por exemplo, é, costumeiramente, classificado como intransitivo; mas “O dicionário prático de regência verbal”, de Celso Pedro Luft, lembra que o mesmo verbo pode ser transitivo. ... É o caso de frases como: “Ele morre por você!”. Nesse caso, quem morre, morre por alguém.
A forma verbal “dá” corresponde à 3ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo monossilábico “dar” (no infinitivo). ... Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Por exemplo: se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.
Não vai dar tempo!: verbo no infinitivo O infinitivo impessoal “dar” deve ser empregado, principalmente, em locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e sem sujeito definido. É importante ressaltar que ainda existem outros usos. Confira os exemplos a seguir: -Fique tranquilo, vai dar tudo certo!
Podemos usar: Certo vai dar; dar certo vai; certo dar vai. Podem-nos servir de escopo ou paradigma os exemplos habituais, fáceis de serem entendidos: Vamos fazer, quero comprar, vou sair agora, ele deve chegar cedo.
As duas formas existem e estão corretas. Dá é a forma conjugada do verbo dar na 3. ... Dar é a forma do verbo no infinitivo. A dúvida reside em quando se deve utilizar dar e dá, ou seja, quando devemos usar o infinitivo (dar) e quando devemos usar a forma flexionada (dá).
Veja alguns exemplos:
- Não, nenhuma. Quando usamos a combinação none of + um substantivo ou um pronome no plural, o verbo em sequência pode ficar no plural ou no singular. Veja: None of them are (is) able to take the job.