Instituto Nacional de Paris
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - é um sistema lingüístico legítimo e natural, utilizado pela comunidade surda brasileira, de modalidade gestual-visual e com estrutura gramatical independente da Língua portuguesa falada no Brasil.
As modalidades oral e escrita constituem universos específicos de linguagem e, como tal, possuem características próprias. A modalidade escrita parece caminhar para o espaço da totalidade, do distanciamento máximo entre produtor e interlocutor, enquanto a oralidade pressupõe um envolvimento maior entre os falantes.
A LIBRAS é considerada pela Lingüística como língua natural, ou seja, um sistema linguístico legítimo e não como uma patologia da linguagem. ... Marque a opção que denomina corretamente a que tipo de modalidade a LIBRAS se estrutura: Modalidade visual-auditiva. Modalidade motora-manual.
A LIBRAS é dotada de uma gramática constituída a partir de elementos constitutivos das palavras ou itens lexicais e de um léxico (o conjunto das palavras da língua) que se estruturam a partir de mecanismos morfológicos, sintáticos e semânticos que apresentam especificidade mas seguem também princípios básicos gerais.
Os autores UZAN et al, explicam porque a LIBRAS é a língua natural da comunidade surda: ... São línguas naturais porque, como as línguas orais, surgiram espontaneamente da interação entre os surdos, além de, através de sua estrutura, poderem expressar qualquer conceito desde o descritivo/concreto ao emocional/abstrato.
Língua natural é a que se desenvolve espontaneamente no interior de uma comunidade, e que se opõe a língua artificial.
A LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, é uma língua da modalidade visual-gestual (ou espaço-visual), pois a informação linguística é recebida pelos olhos e reproduzido pelas mãos.
A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.
A Libras utiliza de mecanismos espaciais, recursos de repetição, expressões faciais e outros itens lexicais necessários. Já a Língua Portuguesa utiliza de recursos orais auditivos para que a sentença ou palavra seja transmitida e sua ideia repassada em plenitude.
A modalidade visual-espacial, utilizada na língua brasileira de sinais (libras), permite expressar emoções, apelos e sensações.
A língua portuguesa tem uma estrutura oral-visual e tem como base os sons, possui escrita alfabética. Já a estrutura da Libras é no formato espaço-visual, que necessita das experiências visuais. Faz uso de repetições sistemáticas, não possui marcação de gêneros e as expressões faciais contam como valor gramatical.