Resposta. Os jogos cooperativos são jogos onde "os jogadores não competem entre si, trabalham para cumprir um objetivo em comum." Portanto a alternativa correta é a alternativa 4.
O que é Gamification: conheça 3 tipos de jogos
O jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico com normas livremente estabelecidas pelos participantes. O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos.
Os jogos cooperativos são as dinâmicas de grupo que promovem, como o nome diz, a cooperação, o espírito de equipe e a ajuda mútua entre os integrantes dos times. O intuito é ajudar a criar cultura de parceria, em que as pessoas não participam para ganhar, mas sim por todo o processo que leva à meta comum.
Os jogos competitivos por sua vez possuem como seu objetivo a vitória, aqui os competidores buscam o resultado, ou seja, praticam a atividade com o fim de ganhar, de fazer mais pontos que o adversário. Nesses tipos de jogos é comum existir rivalidade entre as equipes.
A principal característica dos jogos cooperativos é a cooperação entre os indivíduos, a união de pessoas para chegar ao objetivo desejado. Os jogos cooperativos não têm como intuito promover a competição entre os indivíduos, mas o senso de cooperação, em que todos se ajudam para desenvolver a brincadeira.
Em um jogo competitivo, o que mais importa é vencer o oponente e conquistar a vitória, um objetivo que não poderá se compartilhado com os demais derrotados ou eliminados.
Os jogos competitivos têm como principal finalidade estimular a competição entre os participantes. Explicação: Porém é importante criar uma face educativa, para incentivar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, mais sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo comum.
A principal característica dos jogos cooperativos é a cooperação entre os indivíduos, a união de pessoas para chegar ao objetivo desejado. Os jogos cooperativos não têm como intuito promover a competição entre os indivíduos, mas o senso de cooperação, em que todos se ajudam para desenvolver a brincadeira.
Os jogos cooperativos têm várias características libertadoras, coerentes com o trabalho em grupo: libertam da competição (participação de todos para o alcance de uma meta comum); libertam da eliminação (buscam a integração de todos); libertam para criar (as regras são flexíveis e, todos podem contribuir para mudar o ...
O jogo caráter competitivo, traz alguns aspectos negativos (irritação;agressividade; frustração, etc) mas também percebemos aspectos positivos como estímulo e vontade de jogar, a descoberta de potencialidades e habilidades; estímulo motor; muitas vezes o aluno busca um“espelho” e tenta atingir uma meta (um aluno que é ...
Os jogos COMPETITIVOS podem e são de extrema importância para a formação social do aluno, quando trabalhado da forma correta colabora para a construção de seu intelecto, seu caráter e cultura corporal.
A competição, quando trabalhada em excesso, diminui a auto-estima e aumenta o medo de falhar, reduzindo a expressão das capacidades pessoais e o desenvolvimento da criança. Um ambiente competitivo aumenta a tensão e a frustração, podendo desencadear comportamentos agressivos.
O jogo cooperativo busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo e aplicá-las em um grupo em prol de um objetivo comum. Gera motivação, alegria, participação, respeito às diferenças, união, criatividade, atitudes de empatia, solidariedade, comunicação etc.
Os Jogos Cooperativos são jogos de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos, tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso em si mesmos. Eles reforçam a confiança pessoal e interpessoal, uma vez que ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento de todos.
2º-Os prejuízos ocorrem quando essa é praticada de maneira muito pessoal ou incitada a ser desonesta, como por exemplo o estresse gerado por uma cobrança excessiva pela vitória, bem como o uso da desonestidade em busca da vitória a qualquer custo, que é algo totalmente prejudicial.
Resposta. Explicação: afirma que um dos objetivos principais dos Jogos Cooperativos é gerar a harmonia nas diferenças, pois ao se respeitar os limites do outro, superamos a barreira do individualismo e nos conscientizarmos de que é possível viver bem com as divergências.