Luz e vida A luz é muito importante para a vida na Terra. Usando a energia da luz, as plantas combinam o dióxido de carbono (ou gás carbônico) da atmosfera com a água do solo. Através desse processo, chamado fotossíntese, elas produzem seu próprio alimento e servem depois de alimento para pessoas e animais.
Uma forma de usar a luz a seu favor é fotografando silhuetas. Para isso, coloque o objeto entre o sol e você, o que fará com que fique subexposto em relação à fonte de luminosidade. A ideia aqui é justamente aproveitar esse efeito, portanto não use flash e diminua a abertura da lente para que entre menos luz.
Ao editar fotos em contraluz, você não precisará corrigir sombras profundas no rosto do modelo.
Como fotografar em ambientes fechados
Posicione o objeto em frente ao sol, fazendo com que ele tape o sol.
Verifique a direção da luz, a sua natureza e a direção e intensidade da sombra – e, eventualmente, a cor da luz. Exemplo 1 – a luz num vagão de trem do metrô: no ambiente, a luz é suave, bem difusa, iluminando de cima para baixo, com pouca variação de intensidade até o chão. Cor: tendência esverdeada ou acinzentada.
Luz é o principal ingrediente de uma fotografia. ... A luz natural, como o próprio nome sugere, é toda iluminação proveniente da natureza, como a luz do sol ou da lua, por exemplo. Iluminação artificial é todo o resto, ao contrário da luz natural, é obtida através de equipamentos e acessórios para fotografia.
Dicas para Iluminação de Estúdios
Para que serve a softbox Ou seja, um pequeno ponto de luz se transforma em uma grande fonte luminosa para sua foto, além de trazer uma iluminação mais natural e suave. Desta forma, as sombras se tornam mais suaves e a luz chega ao objeto da imagem de forma mais difusa, o que dá o ar de naturalidade à foto.
Uma dica é configurar três pontos de luz. Utilize uma luz de cada lado do (a) modelo, e outra no fundo para ofuscar a luz principal e reduzir os efeitos de sombra. Os resultados serão iluminação completa e suave no rosto, reduzindo sombras e um fundo mais iluminado.
Disponha de um cômodo Um bom começo é dispor de um cômodo para compor o estúdio. Ele não precisa ser enorme, mas, se for possível, é interessante que ele tenha certo espaço para comportar equipamentos, algumas pessoas e para que se possam trabalhar recuos de câmera para diferentes ângulos de foto.
A montagem dos estúdios fotográficos pode variar quanto ao custo, sendo que, em média, é gasto até R$2.
Posicione o flash um pouco atrás e acima da modelo, virado para o rebatedor, que estará bem a frente para a pessoa fotografada. A ideia aqui é criar um anel de luz em volta da pessoa, e usar a luz rebatida como luz principal, preenchendo o rosto da modelo.
Basta acoplar o transmissor na sapata da câmera e o receptor junto ao flash. O benefício de usar essa forma de disparo é porque fica livre para se movimentar e pode posicionar o flash a qualquer distância. A desvantagem, no entanto, é que esses equipamentos custam caro e nem sempre suportam a tecnologia TTL.
NUNCA utilize o Flash profissional diretamente sobre o seu motivo, como explicado, nem sempre a quantidade de luz que estará emitindo será realmente necessária no resultado final, levando em consideração que o motivo nunca está sozinho numa imagem. Por isso utilizar rebatedores de flash pode uma boa solução.
O esquema ideal de direcionamento de luminosidade envolve três pontos de luz, portanto: Com duas softboxes e a fonte natural de iluminação de um ambiente (pode ser a janela, com a luz de fora, ou a lâmpada que ilumina o ambiente) é possível ter uma quantidade de luz suficiente para dar qualidade à gravação.
Ela é sempre posicionada de forma lateral em relação à câmera, entre 15º e 45º. Para essa posição, você pode trabalhar com um softbox ou qualquer outra luz que seja mais difusa e suave.
Windows Movie Maker
Coloque o rolo de papel plástico colorido em uma superfície lisa. Desenrole cerca de 60 cm de forma bem lisa, certificando-se de que não há nenhuma prega no plástico. Enrole a lâmpada no plástico. Enrole de forma bem apertada ao redor da lâmpada – não deve haver nenhum espaço entre a lâmpada e o plástico.
Essa técnica utiliza um raro íon chamado európio que, quando combinado com nitreto de gálio (uma alternativo ao silício que já está presente em eletrônicos), permite que a cor de um LED seja ajustada a qualquer momento.
Isso porque a tinta cria uma espécie de barreira entre o mundo externo e o filamento. Além disso, se a lâmpada for deixada ligada por muitas horas e sem dissipar calor, corre-se até mesmo o risco de que ela se solte do soquete.
Veja como fazer: