As ceras possuem importância biológica no revestimento e proteção de superfícies dos corpos dos seres vivos. As ceras revestem as folhas e frutos dos vegetais, diminuindo a taxa de transpiração, pois funcionam como material impermeabilizante.
Os cerídeos podem ser classificados como lipídios simples. ... A função clara dos cerídeos no caso dos vegetais é de impermeabilização, com propósito de impedir a perda excessiva da água. Para o meio ambiente e para os seres humanos, é de proteção contra a proliferação de micro-organismos.
No reino animal, a cera é produzida pelas abelhas na transformação do mel por elas ingerido com o auxílio de oito glândulas cerígenas localizadas no lado ventral do abdômen das operárias. Também existem ceras químicas que são produtos usados para lustrar pisos, móveis, automóveis e sapatos.
Resumo: Mel, cera de abelha, pólen e própolis - todos concordam que é permitido ingerir.
Alguns parâmetros físico-químicos são comummente utilizados para avaliar a qualidade da cera e detectar possíveis adulterações. Entre estes encontram-se o ponto de fusão, o índice de acidez, o índice de saponificação, o índice de éster e a razão índice de éster/índice de acidez.
A própolis é produzida com a resinas da vegetação ao redor e cera de abelhas. Sua função na colmeia é isolar o ambiente e manter a temperatura ideal, protegendo de ventos e chuvas. Além disso, é capaz de impedir a entrada de bactérias, fungos e vírus. O ser humano utiliza a própolis desde muito tempo atrás.
Quem não deve usar. Além disso, as versões do extrato com álcool na composição estão também contraindicadas para crianças com menos de 12 anos de idade.
A pesquisadora diz que o consumidor pode reconhecer a própolis verde verdadeira através da sua cor que é um esverdeado com marrom e o cheiro característico.
O própolis e o extrato feito a partir dele, chamado de "extrato de própolis" têm propriedades antimicrobiana, antifúngica, antiprotozoária, antioxidante e antiviral (confira aqui uma revisão de estudos a respeito: 1). Famoso desde o Antigo Egito, o própolis também era conhecido por romanos, gregos e incas.
Contra-indicações Mesmo com tantos benefícios a própolis deve ser usada com cautela: "devemos lembrar que a própolis não é um remédio milagroso para todos os males e, em função de suas propriedades, deve ser utilizada com cautela e só quando necessário", explica.
A princípio não existe contra indicação ao consumo de própolis por diabéticos! O que devemos ter atenção é se o xarope contém açúcar pois assim ele pode alterar os níveis de glicose. Caso isso ocorra um profissional endocrinologista deve manejar a terapêutica afim de evitar o descontrole da glicose no sangue!
A própolis brasileira tem uma composição química bastante distinta das outras própolis, sendo considerada a melhor própolis do mundo. Isto está vinculado à sua origem botânica e à espécie de abelha que a produz. A própolis marrom é a mais popular e tem origem em uma grande diversidade de plantas.