O ouro e as suas diversas ligas metálicas são muito empregados em joalherias, fabricação de moedas e como padrão monetário em muitos países. Devido à sua boa condutividade elétrica, resistência à corrosão e uma boa combinação de propriedades físicas e químicas, apresenta diversas aplicações industriais.
Em suma, é um metal que não corrói, é altamente maleável e dúctil, conduz eletricidade e é altamente resistente. Todos esses fatores fazem com que a sua valorização seja tamanha.
Há muito mais depósitos de prata na terra do que de ouro. Alguns acreditam que a disponibilidade do ouro vai diminuir nos próximos anos, já que a maioria dos principais depósitos de ouro já foram extraídos. O fato de haver maior disponibilidade de prata pode sugerir que o preço dela não fique tão caro quanto o ouro.
De janeiro a maio, a alta acumulada já batia 44%. Profissionais de mercado afirmam que essa disparada acontece porque o ouro é um ativo típico de proteção, uma forma de resguardar o patrimônio em momentos de incertezas, como guerras e crises econômicas e de saúde, como a que estamos vivendo atualmente.
A previsão do preço do ouro no ano 2021 Conforme a nossa previsão, no ano 2021, o preço do ouro deve crescer acima de 2000 dólares por onça.
Segundo levantamento da Economática, o ouro rendeu 49,19% em 2020, deixando para trás o euro (34,69%), dólar (23,36%), Ibovespa (-1,53%), CDI (-1,68%) e a poupança (-2,30%).
Por ser um ativo de negociação mundial o investimento em ouro se caracteriza como uma diversificação altamente segura. ... Por isso, o ouro é uma forma de proteção e garantia contra a desvalorização de patrimônio em períodos de inflação e crise financeira. Outros fatores influenciam sobre o valor de negociação do ouro.
Riscos de investir em ouro Apesar de ser um porto seguro em momentos de crise, investir em ouro de forma especulativa não é sinônimo de segurança nem rentabilidade. Muito pelo contrário, o valor do ouro muda a cada minuto e é extremamente volátil por conta de sua alta liquidez no mercado secundário.
Ativos com maior rentabilidade em 5 anos:
O ouro costuma brilhar aos olhos de investidores em momentos de crise por funcionar como uma reserva de valor. Por ser considerado um investimento mais seguro, ajuda a proteger a carteira da volatilidade do mercado. ... Por isso, o investimento em ouro tende a ser mais indicado para objetivos de longo prazo.
Razões para não investir em ouro A aplicação em ouro é vista como mais conservadora. ... Já sobre a liquidez, quando há queda na demanda, o ouro pode ser um ativo pouco líquido. A baixa liquidez também pode ocorrer em momentos de crescimento econômico, pois o ativo pode perder a atratividade.
Como investir em ouro na Rico [Passo a passo]
O Banco do Brasil oferece garantia de recompra do ouro vendido aos seus clientes com liquidez diária, com liquidação no mesmo dia (D+0), bastando que o ouro adquirido pelo cliente esteja custodiado no Banco.
Para vender o seu ouro é necessário que você compareça a um dos balcões da OM Grupo mais próximo de sua localidade, acompanhado de seus documentos e do ouro para que nossa equipe possa avaliá-lo e efetuar a recompra. A avaliação das barras de ouro e o pagamento são feitos na hora.
Características dos Fundos de Investimento em Ouro
1ª forma: comprando barras de ouro O ouro físico pode ser comprado por meio de instituições autorizadas pelo Banco Central e pela CVM a vender o metal para pessoas físicas. Ou seja, apesar de não ser usual, você pode comprar a grama do ouro e guardar o metal em casa.