gametófito
A fase duradoura é o gametófito, a parte verde da planta. O esporófito é mais passageiro, e dependente do gametófito. Nas pteridófitas é completamente ao contrário, o dominante é o esporófito. ... As briófitas, assim como as pteridófitas, são dependentes da água ambiental para reprodução, pois seus gametas são flagelados.
Nas briófitas, a fase duradoura é chamada gametófito (n) e a passageira é o esporófito (2n). É o único grupo vegetal que possui o gametófito como fase duradoura.
Os pontinhos marrons na folha da samambaia chamam-se soros e contribuem para a reprodução. ... Os pontinhos marrons, soros, que ficam na face inferior da folha são os responsáveis pela produção dos esporos. Futuramente esses esporos são expulsos e dão origem ao gametófito.
Em certas épocas, na superfície inferior das folhas das samambaias formam-se pontinhos escuros chamados soros. O surgimento dos soros indica que a samambaia está em época de reprodução - em cada soro são produzidos inúmeros esporos. Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem.
Os pontos escuros na face inferior da folha são os soros, estruturas onde são produzidos os esporos que posteriormente serão expulsos e darão origem ao gametófito. As pteridófitas, diferentemente das briófitas, são plantas vasculares, ou seja, que possuem vasos condutores.
Sabe aquelas protuberâncias marrons que às vezes vemos embaixo de cada fragmento de folha das samambaias? Cada uma delas se chama soro, que por sua vez são constituídos por várias bolinhas marrons menores chamadas esporângios, os quais guardam todos os espóros (células reprodutivas) da planta.
Ele encontrou uma samambaia no caminho de casa, passou o dedo por várias vezes na face inferior de suas folhas ( que estavam cheias de pontos marrom-escuros) e transferiu o que estava acumulado na pele do seu dedo para um vaso com terra .
Resposta. Resposta: Em cada soros são produzidos vários esporos que quando amadurecem são liberados e levados pelo vento. O esporo precisa de um solo com nutrientes e água para germinar e da orgiem ao protalo; o protalo produz os gametas para dar origem a uma nova planta.