A pop art, também chamada de arte pop, é um movimento artístico surgido no Reino Unido e Estados Unidos nos anos 1950, atingindo seu auge na década de 60.
O termo em inglês significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra. A expressão foi criada pelo crítico Lawrence Alloway durante encontros de um grupo de artistas, o "Grupo Independente". Depois, espalhou-se durante os anos de 1960, atingindo seu auge em Nova York.
Andy Warhol é sempre o primeiro nome citado quando o assunto é a Pop Art. Seus trabalhos dentro do movimento incluem as imagens de celebridades (Marilyn Monroe, Elvis Presley, Michael Jackson) feitas de forma colorida e reproduzidas em série, com a intenção de mostrar esse endeusamento de pessoas famosas como algo vazio e sem sentido.
“Nossa missão é a de informar, difundir e popularizar a arte através de uma linguagem acessível a todos. Para fazer isto agimos de forma integra, sucinta e visionária afim de sensibilizar o maior número possível de pessoas. Promover o debate, exposições, curadoria e projetos para instituições e interessados com o propósito de promover o crescimento intelectual da sociedade através da arte.”
A primeira representação de Marilyn foi feita logo após o falecimento da diva, em 1962. Depois foi reproduzida novamente em outras cores e formatos.
Oiticica é um dos fundadores do Movimento Tropicalista da Música Popular Brasileira e, por seus ímpetos contestadores, chegou a ser expulso do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro durante a Mostra Opinião 65.
Os Estados Unidos e a Inglaterra foram os países pioneiros na pop art. O movimento foi batizado com este nome em 1954 pelo crítico inglês Lawrence Alloway. O crítico se referia a todo o tipo de produção massificada que era criada e consumida no Ocidente.
Os livros de história da arte tendem a afirmar que a colagem do artista britânico Richard Hamilton “Just What Is It that Makes Today’s Home So Different and So Appealing (1956) ?” mostrou que a Pop Art já estava em cena.
No Brasil, a Pop Art surgiu em outro contexto histórico. Aqui, estava em curso a ditadura militar e os artistas utilizaram a estética pop para se comunicar com as massas e, assim fazer críticas ao sistema.
Um dos grandes nomes da Pop Art, senão o mais conhecido, é Andy Warhol, que criava imagens facilmente reproduzíveis, como os retratos extremamente coloridos de Elvis Presley, Marilyn Monroe e Michael Jackson — a proposta de Warhol era justamente a de mostrar que a reprodução de cada um de seus retratos era algo fácil e feita em massa, como no modelo Fordismo de fabricação.
Tais representações artísticas eram uma maneira irônica de criticar essa ode ao consumo descontrolado, em crescimento na época e que continua até hoje. Para Andy Warhol, era preciso mostrar como as pessoas e as marcas cultuadas pela massa são, na verdade, imagens fracas, sem personalidade nem consistência — por isso as reproduções feitas em série, para mostrar um movimento mecanizado.
Richard Hamilton foi desenhista de engenharia e trabalhou com desenho técnico durante anos. A determinado momento da carreira, no entanto, optou por colocar a sua habilidade a serviço de produções mais criativas.
O criador fez uso da iconografia clássica, simples, e de símbolos que poderiam alcançar todas as pessoas, pois pertenciam ao imaginário coletivo. Com o decorrer do tempo, Johns passou a investir na utilização de objetos reais nas telas como latas, pincéis e escovas.
Considerado o rei do pop e o astro negro de maior sucesso da música, o norte-americano lançou em 1982 o álbum mais vendido de todos os tempos: Thriller. O norte-americano Michael Jackson é conhecido como o rei do pop.
Já nos Estados Unidos, os artistas produziram de modo isolado até 1963. A partir daí, suas obras passaram a ser reunidas e expostas em galerias de arte. Os seus principais artistas são:
Como fazer o efeito Pop-Art no Photoshop
Pop Art é o movimento das artes plásticas que usava figuras e ícones populares como temas de suas pinturas. Surgiu em meados da década de 1950, no Reino Unido. Recebeu influências de artistas ligados ao dadaísmo e ao surrealismo. Um dos objetivos da pop art é criticar o modo de produção do capitalismo.
A chegada da Pop Art no Brasil aconteceu na década de 60 em meio aos movimentos de protestos no país contra a Ditadura Militar. ... No Brasil, eram as duras críticas à tortura e à violência da Ditadura e as reflexões do cotidiano banal e dos problemas sociais que ganhavam as telas.
A pop art foi uma grande inovação no século xx trazendo algo novo em nossa sociedade como quadrinhos e sátiras mas principalmente a arte para os museus e galerias como crítica políticas, ao consumismo e objetos da sociedade,comportamentos e padrões impostos mas muito humor atraindo assim grande público atrás dessa arte ...
A obra denominada O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes? De 1956, com autoria de Richard Hamilton. O quadro carrega temas e técnicas dominantes de uma. nova expressão artística que despontava nos EUA .
A colagem de Richard Hamilton (que em português poderia ser traduzida como O que torna as casas de hoje tão diferentes, tão atraentes?) foi apresentada na Galeria de arte Whitechapel Gallery, em Londres. O trabalho fez parte da célebre exposição This is tomorrow.
Richard Hamilton “O que é que faz as casas de hoje em dia tão diferentes, tão atraentes?” (Just what is it that makes today's homes so different, so appealing?), colagem, Coleção Pop Art.
Esse é um termo em inglês que significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra. A expressão foi criada pelo crítico Lawrence Alloway durante os encontros de um grupo de artistas intitulado "Grupo Independente". Depois, difundiu-se durante os anos de 1960, atingindo seu auge em Nova York.
expressionismo abstrato
Resposta: Andy Warhol tornou-se o representante mais conhecido da Pop Art no Mundo. Ficou famoso por retratar ídolos da música popular e do cinema, evidenciando o quanto estas figuras são impessoais e vazias. São exemplos Marilyn Monroe, Michael Jackson e Elvis Presley.
Resposta. Resposta: Na linguagem televisiva, publicidade, quadrinhos e cinema.
No entanto, os principais artistas fauvistas foram:
Resposta. Os materiais mais usados pelos artistas da pop art eram derivados das novas tecnologias que surgiram em meados do século XX. Gomaespuma, poliéster e acrílico foram muito usados pelos artistas plásticos deste movimento.
A Pop art foi um importante movimento artístico do século XX, caracterizado pelo uso de imagens da cultura popular tiradas da mídia, como anúncios, histórias em quadrinhos, objetos culturais "mundanos" e o mundo do cinema. ... Eles querem colocar a arte em contato com o mundo e a realidade.
Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. ... Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos.
Resposta. O cotidiano, quadrinhos, estrelas de cinema e da música, rótulos.
Os materiais mais usados pelos artistas da pop art eram derivados das novas tecnologias que surgiram em meados do século XX. Gomaespuma, poliéster e acrílico foram muito usados pelos artistas plásticos deste movimento.
Resposta. São utilizadas: Colagem, recursos gráficos, serigrafia, cerâmica.
Os Estados Unidos e a Inglaterra foram os países pioneiros na pop art, movimento que foi batizado com este nome em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, referindo-se a todo o tipo de produção massificada que era criada e consumida no Ocidente.
Pop Art é a abreviatura em inglês de Popular Art ("Arte Popular", em português), um movimento artístico que surgiu em meados dos anos 1950, com o objetivo de "abraçar" e desconstruir imagens pertencentes às culturas de massa, a chamada "cultura pop", feita para as grandes multidões.
Originado particularmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, este movimento foi assim batizado em 1954, quando o crítico inglês Lawrence Alloway assim o denominou, ao se referir a tudo que era produzido pela cultura em massa no hemisfério ocidental, especialmente aos produtos procedentes da América do Norte.
O pop art surgiu como resultado da insatisfação de certos artistas com essa situação de separação entre a arte e as massas. ... Como uma crítica ao consumismo e à sociedade do consumo, os artistas da pop art passaram a usar signos estéticos massificados da publicidade e do consumo como forma de arte.