A Arte Colonial Brasileira se expressou especialmente pela escultura, desenho, pintura e arquitetura que eram utilizados, sobretudo na construção e ornamentação de igrejas, conventos e mosteiros. Por meios de desenhos e pinturas desse período é possível conhecer o cotidiano do país que estava sendo transformado.
Os principais arquitetos do período colonial foram: Francisco Dias, Francisco Frias de Mesquita, Gregório de Magalhães e Fernandes Pinto Alpoim. A liberdade de estilo dada ao arquiteto modifica o esquema simples, mas talvez pela falta de tempo ou por deficiência técnica não se deu um acabamento mais aprimorado.
Os primeiros artistas ativos no Brasil foram os padres jesuítas que vieram de Portugal para “civilizar” os índios.
Resposta. Arte colonial brasileira é o termo pelo qual se categoriza toda a obra artística produzida no Brasil, durante o período em que o país permaneceu como colônia de Portugal. ... Nas capelas há crucifixo, a imagem de Nossa Senhora e a de algum santo, trazidos de Portugal.
Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento.
Resposta: A relação da religiosidade e da Igreja Católica com a arte no Período Colonial é que a Igreja Católica foi uma grande financiadora da arte no Período Colonial.
As relações entre Igreja Católica e Estado foram estreitas no Brasil tanto na colônia quanto no Império, pois, além de garantir a disciplina social dentro de certos limites, a igreja também executava tarefas administrativas que hoje são atribuições do Estado, como o registro de nascimentos, mortes e casamentos.
O Barroco
A arte colonial no brasileira se expressou especialmente pela escultura, desenho, pintura e arquitetura que eram ultilizados, sobre tudo construção e na ornamentação de igreja, conventos e mostérios. Por meio de desenhos e pinturas desse período e possível conhecer o cotidiano do pais que estava sendo transformado.
Verificado por especialistas. Sim, a fotografia passou a ser uma forma de "capturar" a realidade, de forma mais rápida e fiel do que a pintura. ... As técnicas de pintura passam a incentivar a mistura das cores na tela, devido a velocidade que era necessário que fossem pintadas.
As maiorias das obras estão presentes em cidades históricas como Ouro Preto, Tiradentes, Olinda, Salvador, São Luís do Maranhão, Diamantina, Recife, Rio de Janeiro e Mariana. A igreja da Glória, no Rio de Janeiro, é uma das primeiras igrejas com planta de influência barroca no Brasil.
Muitos foram os prédios nesse tipo de estilo que ainda existem no Brasil dos tempos coloniais. Podemos citar aqui o Forte do Lema, o museus nacional, o arquivo nacional, todos locais que serviram para realeza brasileira quando da vinda da família rela em 1808.
Partindo-se da presença maciça da madeira e do barro, a arquitetura colonial adotou a construção pelas técnicas do pau a pique e taipa de pilão. Por isso mesmo, muitas obras perderam-se pelo caminho. Mais tarde adotou-se a alvenaria de tijolos e de pedra para o fechamento das paredes e muros.
Simplificando, o adobe é um tijolo de terra e fibras vegetal misturados com água, moldados e secos ao ar livre (sem queima). ... O tijolo de adobe pode ser feito com diversos tipos de fibras vegetais, serragem de madeira e até pelos de animais podem ser usados para estabilizar a terra utilizada para os adobes.
Até o anos de 900 a.C., a maioria de suas edificações era feita em madeira, barro e palha. Só no período de mais alto desenvolvimento econômico e cultural dessa civilização antiga é que outras matérias-primas passaram a ser utilizadas.
Resposta. Resposta: Esta cidade antiga também tem os restos de palácios reais, além de várias pirâmides menores, palácios, residências, e várias estelas e monumentos de pedra. Há até mesmo um edifício que parece ter sido destinado a uma prisão, originalmente com barras de madeira nas janelas e portas.
Jasaw Chan K'awiil I
O Templo de Kukulkán ou Pirâmide de Kukulkán, ou incluso "El Castillo" Foi construído pelos maias itzáes na antiga cidade de Chichén Itzá, no território pertencente ao estado mexicano do Yucatã.
As pirâmides maias foram construídas com pedras e, na sua parte interna, existiam plataformas e escadas, que levavam para a parte superior que era utilizada como templo. ... Os rituais religiosos e adoração aos deuses maias eram praticados nesta estrutura superior da pirâmide.
Explicação: Chichén Itzá era um polo urbano importante dos maias na planície norte no início (600-900) e no final (cerca 800-900) do período clássico e também no início do período pós-clássico (cerca de 900-1200).
Um deles é a zona arqueológica de Chichén-Itzá, no estado de Yucatán, a 188km de distância. [SAIBAMAIS]Segundo os estudos mais recentes, a cidade, com a arquitetura mantida até hoje, adquirida depois da invasão tolteca, foi construída entre 600 e 800d.
Ali, no século 12, os maias ergueram Chichen Itzá. ... Esse conhecimento era sagrado para as decisões dos imperadores, e regulava também a agricultura dos maias. A grande pirâmide da cidade foi construída provavelmente no século 12.
Na Antiguidade, a cidade de Chichén Itzá era um centro cultural e religioso do povo maia. ... O nome da cidade vem em parte de dois grandes cenotes, ou poços, encontrados no local. Chi significa “bocas”, chen significa “poços”, e Itzá é o nome de uma tribo maia que lá se estabeleceu.
Chichén Itzá significa: “A cidade à beira do poço dos Itzás”. O ponto alto de Chichén Itzá que mais chama atenção, sem dúvidas, é a pirâmide El Castillo, também conhecido como a Pirâmide de Kukulcán. Ele é o templo principal, onde duas vezes por ano as sombras reproduzem a imagem de Kukulcán, a serpente plumada.
Turismo. Chichén Itzá é um dos sítios arqueológicos mais visitados do México. Foi estimado que só no ano de 2007 o local recebeu cerca de 1.