Os domínios da qualidade de vida, separadamente, compõem o segundo nível, e os mais utilizados são o psicológico, o social e o físico, que refletem a qualidade de vida satisfatoriamente, embora alguns estudos incluam também outros domínios, como produtividade, ambiente, cognição, ocupação e situação financeira.
O que é uma boa qualidade de vida? Qualidade de vida é o equilíbrio de todos os parâmetros, como: auto-estima, bem-estar pessoal, nível social econômico, estado emocional, suporte familiar, estado de saúde, valores culturais, estilo de vida e satisfação com atividades habituais no ambiente em que uma pessoa vive.
Abaixo, você confere as mais graves iniciativas, ações ou rotinas que impactam sua qualidade de vida e que precisam ser suprimidas imediatamente.
Os fatores são diversos: consumo de água suja, lixo espalhado pelas ruas, esgoto não tratado, ambientes poluídos. Tudo isso produz um espaço perfeito para as doenças. Estudos da ONU apontam que 10% das doenças registradas ao redor do mundo poderiam ser evitadas através dos investimentos em saneamento básico.
Conceito e definições
Principais problemas que afetam a qualidade de vida no trabalho
Dessa forma, há alguns fatores como condições de trabalho, segurança, saúde, lazer, remuneração e comunicação que influenciam na qualidade de vida dos trabalhadores.
A qualidade de vida no trabalho (QVT) diz respeito às condições de vida dentro do ambiente corporativo. Ela corresponde ao grau de satisfação das necessidades pessoais que o funcionário consegue obter enquanto exerce sua função. ... A qualidade de vida no trabalho é um dos indicadores da saúde organizacional.
5 ações práticas para aumentar a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente corporativo
Qualidade de vida no trabalho é um índice de satisfação do colaborador no trabalho, medido a partir dos níveis de saúde e bem-estar, ambiente físico, interação social, crescimento pessoal entre outros. Também é conhecido como QVT e é essencial para a diminuição do turnover e o sucesso do negócio.
A qualidade de vida no trabalho diz respeito às condições de vida no local de trabalho, que devem corresponder a um ambiente prazeroso, agradável e adequado para se trabalhar. O local de trabalho deve ser um ambiente capaz de proporcionar bem-estar, promover a saúde e a satisfação dos trabalhadores.
O conceito Qualidade de Vida (QVT) envolve tanto o aspecto físico e ambiental,como os aspectos psicológicos do local de trabalho. Chiavenato (2008) relata que a qualidade de vida implica em criar, manter e melhorar o ambiente de trabalho seja em suas condições físicas, psicológicas e sociais.
De acordo com NADLER & LAWER apud CHIAVENATO (1999, 392) a QVT está fundamentada em quatro aspectos: "1- Participação dos funcionários nas decisões. 2- Reestruturação do trabalho através do enriquecimento de tarefas e de grupos autônomos de trabalho. ... 4- Melhoria no ambiente de trabalho tanto físico quanto psicológico."
COMPONENTE DA QVT
As iniciativas de QVT têm dois objetivos: de um lado, aumentar a produtividade e o desempenho; de outro, melho- rar a qualidade de vida no trabalho e a satisfação com o tra- balho.
O modelo de Walton sugere oito categorias que enfatizam os fatores de influência na QVT, sendo eles: compensação justa e adequada, condições de trabalho, uso das capacidades, oportunidades, integração social, constitucionalismo, trabalho e vida, relevância social.
De acordo com Ferreira, Alves e Tostes (2009), as principais barreiras enfrentadas pelos programas de qualidade de vida no trabalho nas empresas se referem a sua concepção assistencialista e a ênfase na produtividade.
Processos de Manter Pessoas: são os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.
Agregar pessoas Agregar é fazer com que novos profissionais façam parte da empresa, contribuindo com suas competências, para que as tarefas diárias sejam executadas com maestria. Para isso, é preciso ter um processo de recrutamento e seleção bem estruturado.
O processo de Manter Pessoas é a forma para que o funcionário não fique na empresa insatisfeito, ou seja, são criadas condições para que o processo de gestão de pessoas ocorra da melhor forma possível, para que a “segunda casa do funcionário” não seja um lugar desconfortável.
Podemos dizer que, de maneira simples, o processo de manter pessoas se refere à criação de condições ambientais e psicológicas que façam com que esses indivíduos desejem permanecer na empresa. Além de reduzir a rotatividade, esse processo garante colaboradores mais satisfeitos que se tornam mais produtivos.
Quais são os benefícios da gestão de pessoas na empresa?
Gestão de pessoas é o conjunto de medidas que são aplicadas a fim de administrar o capital humano. Essas ações envolvem diversas técnicas de recursos humanos. ... A gestão deve ponderar a capacidade técnica de cada colaborador com fatores subjetivos, a fim de investir nos talentos certos e de uma forma eficaz.