A estatística possui várias aplicações e está dividida em três áreas: estatística descritiva, estatística inferencial e probabilística. A Estatística se divide em três áreas: Estatística Descritiva, Estatística Inferencial e Probabilística.
A estatística está dividida em três áreas que se complementam: estatística descritiva, probabilidade e estatística inferencial.
ESTATÍSTICA ANALÍTICA: Cálculo da Amostra. Na maioria das vezes, o pesquisador toma decisão para toda população, tendo examinado apenas parte desta população (amostra). Este processo chama-se de inferência. Na pesquisa científica, a inferência é feita com a ajuda de testes estatísticos.
A forma mais comum de testar uma hipótese é criar um teste para ela. Um bom experimento utiliza objetos de teste e cria condições onde é possível ver se a hipótese parece ser verdadeira ou não após a avaliação de um grande número de dados (resultados do teste).
A hipótese nula afirma que um parâmetro da população (como a média, o desvio padrão, e assim por diante) é igual a um valor hipotético. ... A hipótese alternativa afirma que um parâmetro da população é menor, maior ou diferente do valor hipotético na hipótese nula.
Dado um nível de sginificância ( a priori) para comparação concluímos com a rejeição ou não rejeição da hipótese nula. Rejeitar H0 quando o p-valor é menor que 0,05 (α = 0,05) significa que, para os casos em que H0 é realmente verdade, não queremos rejeitá-la de forma incorreta mais de 5% das vezes.
Erro tipo I: Rejeitar H0 quando de fato H0 é verdadeiro. Erro tipo II: Não rejeitamos H0 quando de fato H0 é falsa. Erro tipo I: Não aceitar o lote sendo que ela está dentro das especificações. Erro tipo II:Aceitar o lote sendo que ela está fora das especificações.
Hipótese nula (H0 ): Considera-se como hipótese nula ou hipótese H0 a hipótese proposta pelo pesquisador com o intuito de ser testada, ou seja, de ser rejeitada ou aceita. ... A hipótese nula é uma hipótese simples, ou seja, ela admite apenas um único valor.
, é uma hipótese que é apresentada sobre determinados factos estatísticos e cuja falsidade se tenta provar através de um adequado teste de hipóteses. Uma hipótese nula geralmente afirma que não existe relação entre dois fenômenos medidos.
Determinar a região crítica. Se o teste é bilateral, determinamos os pontos críticos −tα/2 e tα/2 tais que P[T > tα/2]=P[T μ0(teste unilateral à direita);