Alguns tipos comuns de fístula incluem:
Significado de Fístula substantivo feminino [Medicina] Canal acidental que comunica com uma glândula ou uma cavidade natural, e que dá saída a secreções: fístula lacrimal.
Fístula é uma patologia causada pela conexão entre um órgão ou de um vaso sanguíneo com outra estrutura que normalmente não estão conectados. Também pode ocorrer por furos entre paredes do intestino.
Como é feito o tratamento Faz um corte sobre a fístula para expor todo o túnel entre o intestino e a pele; Remove o tecido lesionado do interior da fístula; Coloca um fio especial dentro da fístula para promover a sua cicatrização; Dá pontos no local para fechar a ferida.
A fístula arteriovenosa (FAV) é o acesso vascular preferido para o tratamento de hemodiálise, para aqueles que tem insuficiência renal, pela sua facilidade de utilização e pelos poucos riscos que apresenta comparativamente com as outras opções.
Fístula gastrointestinal ou digestiva é a comunicação aberrante entre o tubo digestivo e qualquer víscera oca ou cavidade abdominal (fístula interna) ou, com a superfície cutânea (fístula externa).
– Qual a importância da fístula arteriovenosa? Possibilita o aumento do fluxo sanguíneo da veia que permite às paredes do vaso ficarem mais fortes e resistentes e com fluxo sanguíneo mais rápido para a realização das punções a cada sessão de hemodiálise.
A cirurgia é feita por um cirurgião vascular e com anestesia local. O ideal é que a fístula seja feita de preferência 2 a 3 meses antes de se começar a fazer hemodiálise. O cateter de hemodiálise é um tubo colocado em uma veia no pescoço, tórax ou virilha, com anestesia local.
A fístula arteriovenosa (FAV) é a ligação entre uma veia e uma artéria, feita para criar um acesso por onde será realizada a hemodiálise. Geralmente, esse acesso é feito nos membros superiores, como os antebraços, punhos e braço, pois o risco de complicações é menor.