O enfermeiro gestor atua na coordenação de equipes de trabalho. Sua função é fazer a gestão do cuidado e, para alcançar a excelência, deve exercer as seguintes funções: Verificar a assistência, buscando a recuperação dos pacientes que estão sob os cuidados de sua equipe.
especialidade; - Participar de visitas hospitalares; - Avaliar e controlar as empresas prestadoras de serviços, fornecendo dados para a manutenção e continuidade do convênio, mantendo o elo entre as partes envolvidas.
O enfermeiro é o profissional legalmente responsável por assumir a atividade gerencial, a quem compete a coordenação da equipe de enfermagem bem como a viabilização do processo cuidativo com as peculiaridades inerentes a cada serviço de saúde.
É ele quem planeja, organiza, direciona, cobra resultados e avalia os processos de trabalho que envolvem a assistência ao cliente/paciente, sempre focado na qualidade e satisfação dos serviços a eles oferecido.
Quando nos referimos a uma gestão funcional, esta compreende uma visam interna, voltada para si mesma. Por outro lado, numa organização por processos, a entidade abandona esta visão interna para passar a olhar e se preocupar com a satisfação dos clientes.
Podemos afirmar, então, que os processos gerenciais são um conjunto de ações realizadas para atingir determinado objetivo. Elas englobam desde o planejamento inicial e as definições das metas, até o controle da execução de cada tarefa envolvida no projeto. E variam de acordo com cada tipo de negócio.
É necessário ressaltar que o tecnólogo em Processos Gerenciais é um profissional de formação com nível superior e pode concorrer a vagas dessa categoria, graduação superior, em qualquer concurso público.
Profissão Tecnólogo em Processos Gerenciais: salário e carreira na área de PROCESSOS GERENCIAIS