Para doenças que saíram do seu local de origem e desenvolveram metástases a distância, na maioria das vezes, o tratamento não terá como objetivo fazer a doença desaparecer de todo. Isto é o que chamamos de tratamento para o câncer metastático.
A biópsia de pele é um procedimento simples, rápido, que não necessita internamento hospitalar e é feita sob anestesia local. Esse procedimento não causa dor, no entanto é possível que a pessoa sinta um ardor que dura poucos segundos que é devido à aplicação do anestésico no local.
Procedimento simples no qual um pequeno fragmento da pele ou da mucosa é retirado para análise patológica. É comum confundir o termo biópsia com o exame patológico propriamente dito. As biópsias cutâneas podem ser feitas com um “punch”, por “shaving”, por curetagem ou por excisão com bisturi.
A lesão é retirada em formato de elipse ou navete para permitir uma cicatriz cosmeticamente mais adequada. Os riscos deste procedimento incluem uma cicatriz definitiva, sangramento, e menos frequentemente, infecção e necessidade de uma cirurgia adicional.
O exame dermatológico é um exame simples e rápido que tem como objetivo identificar alterações que podem estar presentes na pele, devendo o exame ser realizado pelo dermatologista em seu consultório.