Além de ajudar a montar o quebra-cabeça da história, o patrimônio histórico está repleto de informações sobre tradições e saberes da cultura de um povo e é importante fonte de pesquisa para diversas áreas do conhecimento.
É importante preservar o patrimônio histórico porque ele representa toda a história e o desenvolvimento do povo, de sua cultura e arquitetura, sendo uma forma de manter viva a tradição cultural.
A memória é algo que marca um acontecimento. A importância que ela tem para uma sociedade é uma forma, um meio de reviver tal acontecimento, pois através da memória somos capazes de buscar situações já vivenciadas.
Patrimônio digital é tudo o que uma empresa cria e disponibiliza publicamente nos seus canais do ambiente digital. Assim, partimos do princípio de que digital não é a tecnologia, mas o ambiente no qual vivemos.
Preservar a memória institucional é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras.
Resposta. A memória, entendida como elemento fundamental na formação da identidade cultural individual e coletiva, na instituição de tradições e no registro de experiências significativas, deve ser valorizada e preservada.