germanos. ... “Desse nome provém o 'Germany' do inglês”, explica Álvaro Bragança Júnior, professor do Setor de Alemão do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras da UFRJ. Já o nome “Alemanha” deriva de uma tribo germânica, os alamanos, ou os “all mannen”, que significa “todos os homens”.
A parte oeste da Alemanha é a mais desenvolvida em termos econômicos.
Hamburgo
A indústria é a principal sustentação da economia no país. Responsável por cerca de 30% do faturamento do PIB e empregando 25% da população, as áreas que são mais fortes são a automobilística, máquinas e equipamentos, a indústria química e eletrônica.
Ajude a inserir referências. A Alemanha é uma democracia constitucional federal, cujo sistema político foi criado com a constituição de 1949, chamada Grundgesetz (Lei Básica). Tem um sistema parlamentar em que o chefe de governo, o Bundeskanzler (Chanceler), é eleito pelo parlamento.
República federal
Angela Dorothea Merkel (Hamburgo, 17 de julho de 1954) é uma política alemã e atual chanceler do país desde 2005 e foi líder do partido de centro-direita União Democrata-Cristã (CDU) de 2000 a 2018.
O seu cargo foi criado ainda antes da independência e extinto em 1833. A sua função principal era a de guardião do selo real. Por extensão, era responsável por examinar os despachos, decisões ou sentenças reais e selar os mais importantes documentos do Estado.
A constituição alemã de 1949, a 'Grundgesetz' (lei básica), dá ao chanceler, desta feita chamado Bundeskanzler, extensos poderes executivos. É por essa razão que alguns observadores se referem ao sistema político alemão como a "chancellor democracy".
O termo «primeiro-ministro» enfatiza a sua primazia em relação aos outros ministros do governo ou gabinete ao qual ele pertence. O cargo de primeiro-ministro possui vários outros termos equivalentes, entre eles: Chanceler: na Alemanha e na Áustria. ... Ministro de Estado: na Suécia, Noruega, Dinamarca e Mônaco.
Significado de Chanceler substantivo masculino e feminino Ministro das Relações Exteriores em alguns países.
Significado de Primeiro-ministro substantivo masculino Cargo de chefia exercido num governo cujo sistema é parlamentarista, sistema composto por um gabinete de ministros, que forma o parlamento, sendo os projetos, leis etc., submetidos a votação desse parlamento. Etimologia (origem da palavra primeiro-ministro).
Governo do Reino Unido Na prática, isto significa que geralmente o líder do partido de maioria na Câmara dos Comuns é apontado para o cargo de Primeiro-ministro. No caso de nenhum partido obter a maioria absoluta, o líder do maior partido é convidado a formar uma coligação.
Primeiro-ministro do Reino Unido
A posse de João Goulart foi aceita com a condição de o Congresso instituir o parlamentarismo, que reduziria as prerrogativas do presidente da República e deixaria o governo ser exercido diretamente pelo gabinete ministerial.
Buscando uma limitação dos poderes políticos de João Goulart e como forma de permitir a posse do então vice presidente, militares mudaram o sistema político brasileiro de presidencialista para parlamentarista, tendo como primeiro ministro Tancredo Neves.
A República Parlamentarista foi uma fase do governo João Goulart, entre 1961 e 1963. Esta foi a segunda experiência parlamentarista vivida pelo Brasil, sendo a primeira no período do Império, entre 1847 a 1889.
O sistema parlamentarista pode ser considerado às avessas durante o Segundo Reinado por alguns motivos: os partidos políticos não cumpriam com os seus programas, representavam apenas o interesse das oligarquias nacionais (contrários ao do povo) e sua existência e eficácia dependia da vontade do Imperador (e não o ...
Parlamentarismo “às avessas” foi o nome que ganhou o sistema político criado no Brasil, pelo então imperador D. Pedro II, em 1847. Este nome significa que o parlamentarismo adotado no Brasil neste período era posto ao britânico.
Uma delas é o chamado “parlamentarismo às avessas”. Funcionando como um espelho invertido da monarquia parlamentar britânica, o “parlamentarismo às avessas” do Segundo Reinado tornava o parlamento brasileiro submisso ao poder e aos interesses políticos do imperador D. Pedro II.
A diferença do parlamentarismo brasileiro utilizado no Segundo Reinado e do parlamentarismo clássico inglês é que neste caso o Parlamento elege seus nomes indicados para o cargo de Primeiro Ministro e a Coroa faz a escolha por um dos mesmos.
O chamado parlamentarismo às avessas foi o sistema político vigente no Império do Brasil durante o Segundo Reinado. Esse sistema alternava na chefia do Poder Executivo os partidos Conservador e Liberal, baseados na escolha do Poder Moderador.
A coroação de D. Pedro II ocorreu por meio do Golpe da Maioridade, em 1840. Os dois partidos que controlavam a política brasileira eram o Partido Liberal e o Partido Conservador. O sistema político brasileiro ficou conhecido como “parlamentarismo às avessas”.